TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yuselino Kubicek

Bibliografia: Yuselino Kubicek. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Bibliografia  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Juscelino Kubitschek

Ao assumir o poder Juscelino Kubitschek estabeleceu o lema de sua política econômica, prometeu cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Foi uma época de grande desenvolvimento industrial. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu em média 7% ao ano, enquanto a taxa per capta aumentou num ritmo quatro vezes maior que o restante da América Latina.

Plano de Metas

A coordenação global da política econômica do governo JK era feita com base no Plano de Metas, apresentado na campanha eleitoral, que definia os principais objetivos a ser atingidos, agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria,educação e alimentação.

Numa época de petróleo barato, o Plano de Metas fez a opção pelo transporte rodoviário. Foram construídos 20 mil km de estradas de rodagem. A produção de petróleo saltou de dois milhões de barris em 1955, para trinta milhões em 1960. A produção de aço que era de 1 milhão e 150 mil toneladas, chegou a 2 milhões e 500 mil toneladas em 1960. No setor de bens de consumo duráveis foram instadas inúmeras fábricas de automóveis e caminhões, como Mercedes Benz, Volkswagen, Willis Overland, General Motors e Ford.

A Inflação e a Dívida Externa

Todo o avanço das forças produtivas resultou num aumento da penetração de capital estrangeiro em setores como a indústria de cigarros, material elétrico, produtos químicos, farmacêuticos, eletricidade etc. O domínio do capital estrangeiro passou a ser de 80% a 90%. Tais fatores contribuíram para o aumento da inflação que, no final do governo, chegava a 25% ao ano.

O crescimento da dívida externa preocupava os credores estrangeiros e levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a exigir do governo a adoção de uma política recessiva, com diminuição das emissões, para que o Brasil pudesse receber novos empréstimos.

O mandato de Juscelino chegou ao fim em meio a crescentes dificuldades econômicas. A inflação e a alta do custo de vida resultaram em inúmeras greves, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O processo inflacionário era também alimentado pelas despesas governamentais aumentadas pela construção de Brasília, que foi inaugurada em 1960.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com