TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Árvore De Decisão

Trabalho Universitário: Árvore De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  278 Visualizações

Uma árvore de decisão é um instrumento de apoio à tomada de decisão que consiste numa representação gráfica das alternativas disponíveis geradas a partir de uma decisão inicial. Uma das grandes vantagens de uma árvore de decisão é a possibilidade de transformação/decomposição de um problema complexo em diversos sub-problemas mais simples. De uma forma recursiva, os novos sub-problemas identificados voltam a ser decompostos em sub-problemas ainda mais simples.

Para efectuar a representação gráfica da árvore de decisão são geralmente usadas linhas para identificar a decisão (por exemplo "sim" ou "não") e nós para identificar a as questões sobre as quais se deve decidir. Cada um dos ramos formado por linhas e nós termina numa espécie de folha que identifica a consequência mais provável da sequência de decisões tomadas.

Na minha opinião, uma das ferramentas mais úteis no gerenciamento de riscos é a Árvore de Decisão. Ela ajuda a analisar cenários complexos de forma visual e permite que se tome uma decisão mais embasada e assertiva, pois apresenta o Valor Monetário Esperado nos diferentes cenários.

No exemplo abaixo, faremos a avaliação de GON/NO GO de um projeto. Trata-se de um projeto que “chegou em cima da hora” e que o prazo solicitado pelo cliente é bastante arriscado. Para analisar o caso criamos um cenário conservador (que provavelmente não atenderia ao prazo) e um cenário agressivo, em que se colocarão mais recursos humanos para tentar melhorar a probabilidade de sucesso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com