TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corrupção

Casos: A Corrupção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

CORRUPÇÃO EM AÇÃO

Como todos sabem o sistema de governo do Amapá, e claro, do Brasil, é a Democracia, que nada mais é senão a forma de governo na qual todo poder emana do povo e em nome dele deve ser constituído. Pelo menos é como deveria ser!

Abraham Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos da América, disse uma vez: ”a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo.”

Em nosso estado, o Amapá, assim como em nosso país, o Brasil, de acordo com nossa constituição, são três os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, que deveriam de comum acordo, trabalhar em prol do povo. Mas, infelizmente não é assim que tem funcionado, não é mesmo? E a pergunta que não quer calar é, Por que não?

Por quê? Simplesmente por que em todos os cantos do Amapá, assim como do Brasil, principalmente entre os três poderes existe um grande mal, uma pandemia de uma praga, muito pior que a peste negra ou bubônica, que em meados do século XIV, matou um terço da população européia, muito pior que o câncer, muito pior que a AIDS,... As conseqüências de sua disseminação são as piores possíveis, principalmente na classe de baixa renda, pois ela atinge diretamente os menos favorecidos, aqueles que dependem principalmente do poder público para praticamente tudo, inclusive para sobreviver. A essa praga damos o nome de: CORRUPÇÃO! Aí vem a pergunta! Vocês sabem como ela surge? Como ela se desenvolve?

Ela surge quando pessoas mal intencionadas cometem o crime de desviar recursos públicos. Essas pessoas se aproveitam do acesso que tem ao dinheiro público, para gastá-lo com coisas para si, para seus parentes e/ou amigos, ao invés de utilizá-lo para os fins ao qual foi destinado, ou seja, benfeitorias e melhoria de qualidade de vida para a população em geral, principalmente a de baixa renda. As conseqüências deste ato vil por parte dessas pessoas, ou seja, dos corruptos, são muitas, e vão desde postos de saúde que não são construídos e/ou mantidos, profissionais da área que não são contratados, escolas que não são reformadas e/ou construídas, falta de medicamentos, falta de merenda escolar, na área de segurança, a falta de policiais para proteger os cidadãos, desemprego, aumento da violência... Dentre tantas outras!

Essa praga maldita, a corrupção, se desenvolve quando o corrupto: Favorecem alguns, prejudicando muitos em troca de vantagens para si; Quando ele aceita e solicita recursos financeiros para facilitar um determinado serviço público, como retirada de multas, ou, em licitações favorece determinada empresa; Quando ele desvia verbas públicas, ou seja, dinheiro destinado para um fim público é canalizado para as pessoas responsáveis pela obra, etc..

Mas o que também é válido falar, é que a corrupção não existe só nestes casos, por exemplo: desviar recursos de um condomínio, até mesmo a cola em uma prova na escola, o troco dado a mais e recebido, também são tipos de corrupção.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo. No Amapá assim como no Brasil, conforme falado anteriormente, essa prática, infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo executivo e judiciário). O uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem, é o que chamamos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com