TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESÔFAGO DE BARRETT

Por:   •  9/2/2023  •  Bibliografia  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

            ESÔFAGO DE BARRETT

O que é?

O esôfago de Barrett é uma doença pré-cancerosa que afeta o revestimento do esôfago. Ela surge quando os ácidos do estômago e as enzimas retornam ao esôfago. Com o tempo, a lesão crônica causada pelo refluxo faz com que as células do esôfago sofram alterações. E como a mucosa do esôfago não possui a mesma proteção das paredes estomacais, elas acabam sofrendo constantes lesões, pelo contato que teve com a acidez. Também podemos dizer que o refluxo está relacionado com o acúmulo de gordura abdominal, além da predisposição genética e fatores como a obesidade, o tabagismo e uso excessivo de álcool.

[pic 1]

Causa

O esôfago de Barrett é mais comum em pessoas com história de refluxo gastroesofágico, que é piorado por fatores de risco, como maus hábitos alimentares, consumo excessivo de frituras ou de refrigerantes, uso de cigarro e obesidade.

Por isso, é recomendado ir ao médico se aparecer sintomas de refluxo, como azia ou sensação de queimação, por exemplo, ou se tiver histórico familiar desta doença, para investigar se há este tipo de complicação e fazer o tratamento correto.

Sinais

[pic 2]Em alguns casos, o esôfago de Barrett não causa qualquer sintoma no paciente. Ainda alguns sintomas podem ser similares aos sintomas de refluxo gastroesofágico. Entre os sintomas de esôfago de Barrett, podemos destacar:

  • náuseas e enjoo
  • dor no peito
  • azia ou queimação
  • arrotos constantes
  • gosto ruim ou amargo na boca
  • tosse frequente
  • voz rouca

Diagnóstico

[pic 3]O diagnóstico do esôfago de Barrett é feito através de endoscopia, um exame no qual é inserido um tubo através da cavidade oral e que permite a observação do revestimento do esôfago, e a confirmação é feita com a análise da biópsia colhida durante a realização deste exame, com uma pequena amostra do tecido do esôfago, que depois é analisada pelo médico em laboratório.

ESTÁGIOS DO ESÔFAGO DE BARRETT

  1. Esôfago normal e saudável
  2. Esôfago danificado por exposição prolongada ao ácido
  3. Tecido do esôfago de Barrett
  4. Esôfago de Barrett displásico
  5. [pic 4]Adenocarcinoma do esôfago

Tratamento

O tratamento desta condição é indicada pelo gastroenterologista depois da confirmação do diagnóstico e consiste, geralmente no uso de medicamentos para diminuir a acidez no estômago, como:

Omeprazol, Pantoprazol, Lanzoprazol ou Esomeprazol, classificados como inibidores da bomba de prótons, e são os mais eficazes;

Famotidina ou Cimetidina, classificados como antagonistas do receptor 2 de histamina, também muito úteis e mais baratos.

Além disso, também é muito importante adotar hábitos saudáveis de alimentação, com uma dieta que facilite a digestão e diminua a ocorrência do refluxo.

Entretanto, se o tratamento através de remédios e dieta não forem suficientes pode ser indicada a realização a ablação por radiofrequência, para eliminar as lesões no esôfago ou cirurgia, seja para construir uma nova válvula gastroesofágica, ou operações mais complexas para a remoção do revestimento interno do esôfago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com