TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPORTAÇÃO DA CACHAÇA

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

EXPORTAÇÃO DA CACHAÇA

Usar a estratégia dividir a produção, destinando especificamente uma parcela para o mercado interno e outra para o mercado externo permite que a empresa aumente sua base (carteira) de clientes, assim correr menos riscos, pois, quanto maior o número de mercados ela atingir, mais independente ela será. Podemos apontar como outro benefício o aumento da produtividade, pois quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente, em  decorrência da necessidade de revisão dos processos produtivos, que levam a redução da capacidade ociosa existente.O aumento da produção leva também a melhoria da  capacidade de negociação para a compra de matéria-prima, pois o consumo será maior, mas o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro.

 Outra vantagem é a melhoria na qualidade final do produto, pois a empresa para a adaptar-se para atender os diversos nichos de mercado
 Uma outra vantagem é a melhoria geral da Empresa, pois  quando uma ela começa  a exportar a obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes), a marca passa a ser uma referência no mercado, atribuindo ao produto um conceito de alta já que os compradores do exterior são muito exigentes Para o país a internacionalização é muito positiva,  a empresa não só irar gerar mais empregos, devido o aumento da produção como também é de grande importância a  entrada de divisas na nação. A Segundo Eyng (2006, p. 3):

A exportação traz uma série de vantagens para a economia do país e para o exportador, como a ampliação para o mercado externo e crescimento da economia em escala; a busca de melhorias financeiras que propicia a empresa maximizar seu capital de giro, de reduzir custos e melhorar seu fluxo de caixa; redução da instabilidade e diversificação de riscos diminuindo os impactos de uma crise no mercado interno; dá ao produto uma maior credibilidade, pois a exportação é um indicador de que o nosso produto tem qualidade, contribuindo para o status e crescimento da empresa e conseguintemente contribuindo para o superávit da balança comercial.

A exportação pode ser direta ou indireta. Pela exportação direta, a empresa negocia seus produtos ou serviços diretamente com seus clientes estrangeiros, exigindo que ela encontre o comprador e opere em todos os processos para concretizar a venda, quando falamos de cliente ele pode ser um distribuidor, um varejista usuário final do produto ou serviço. Desta maneira a empresa pode exercer um maior controle sobre todos os procedimentos de exportação, tendo assim a possibilidade de arrecadar maiores lucros e também manter um relacionamento mais imediato com os mercados e compradores. Porém a exportação direta necessita de uma dedicação maior da  empresa bem como um maior utilização de pessoal e recursos que em outras formas de exportar. Segundo Castro (2001, p. 61):

O agente de exportação não exerce qualquer influência para definir se uma exportação é direta ou indireta. Isso porque a atuação do agente de exportação não caracteriza participação mercantil na operação comercial, mas apenas prestação de serviço, ao atuar como representante do exportador perante o importador.

Os intermediários ou agentes podem ser representados por empresas comerciais que operam unicamente com exportação, firmas que já atuam no mercado interno e no mercado externo, empresas que atuem em atividades comerciais com produtos de terceiros ou mesmo cooperativas de fabricantes e exportadores. Podendo agir apenas como intermediários entre o vendedor e o comprador, formando uma carta de clientes e  repassando as solicitações de compras; podem comprar o produto modificar a embalagem e exportá-lo ou ainda distribuir o produto de outra empresa em conjunto com os que fabricam. Na importação indireta a profundidade do envolvimento da empresa vai depender do tipo de agente escolhido. Dependendo da forma de operação o agente poderá cuidar de todo o processo de exportação ou, dar assistência na logística.Outra possibilidade é a aquisição do produto pelo agente para  depois  exportar ou representá-lo no exterior, operando através de comissão as vendas realizas. Essa opção, porem  impossibilita que no futuro a empresa, após uma melhor estruturação e com um conhecimento mais avançado do mercado externo passe então a optar pela exportação direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com