TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO EM TERMOS QUANTITATIVOS

Por:   •  1/7/2016  •  Artigo  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A GLOBALIZAÇÃO EM TERMOS QUANTITATIVOS

RIO DE JANEIRO

2016

RESUMO

O presente trabalho se propõe a discutir a questão da globalização em termos quantitativos demonstrando as dimensões da globalização e os impactos no âmbito mundial. O fenômeno da Globalização pode ser definido como rede mundial de interdependência, considerado abrangente, rápido e profundo. A sociedade internacional global coopera com a intenção de solucionar problemas que ultrapassam fronteiras e passaram a ser de preocupação mundial.

Palavras – chave: Globalização, interdependência, rede, sociedade internacional.

  1. INTRODUÇÃO

O conceito globalização surgiu na década de 90. A globalização foi caracterizada por uma nova forma de referir-se ao conceito Interdependência, conceito este que faz referência à existência de cooperação entre os Estados e a igualdade de interesses. A globalização possui características especiais, onde existem redes de conexões entre os Estados, sobretudo entre continentes, portanto a globalização é um fenômeno mundial.

A partir de então suas dimensões passaram a ser estudadas, debatendo-se seu impacto e suas áreas de atuação. Sendo as principais dimensões que caracterizam a globalização são denominadas por: Globalização Econômica, Globalização Militar, Globalização do Direito Transnacional e Internacional, Globalização Ecológica/Sustentável, Globalização Cultural, Globalização Social.

A comunicação em rede levou a globalização a atingir inúmeras esferas mundiais, o aumento da rede de informação, comunicação, sociais e culturais tornaram a globalização uma realidade, o que transformou totalmente a atuação da sociedade internacional como um todo, pois com a velocidade de informações aumentou-se a intensidade dos canais de comunicação, portanto os atores da comunidade internacional podem coordenar suas ações de forma mais eficiente permitindo também a participação de outros atores.

  1. DESENVOLVIMENTO

Globalização Econômica

Globalização Econômica está diretamente relacionada a empresas que buscam novos mercados. A integração regional permite que empresas anteriormente situadas em apenas um território, passem a ser consideradas empresas multinacionais se instalando em diferentes Estados, criando assim um mercado global. Uma economia global cria padrões de comércio, financeiro e de produção em todo o mundo, contribuindo para o “capitalismo informacional global”. As multinacionais organizam suas produções e comercializações em uma base global, enquanto as condições para instalações e organização dessas empresas são determinadas pelo mercado global. Portanto, a globalização econômica estrutura-se por meio de uma rede, que envolve fixos e fluxos e por onde circulam capitais, investimentos e mercadorias. A evolução da economia global é notória a partir dos dados da OMC, referentes ao crescimento do comércio internacional nas últimas décadas. Em 1950, o número de importações era de 64 bilhões de dólares; em 1980, esse valor saltou para mais de 2,5 trilhões; em 2010, esse número já havia alcançado a marca de 15,3 trilhões de dólares, segundo dados da Organização

Mundial do Comércio (OMC). 

 

EFEITOS DE CURTO PRAZO SOBRE AS EXPORTAÇÕES INTERNACIONAIS

[pic 1]

TRINTA PRIMEIROS PAÍSES EMISSORES DE REMESSAS FINANCEIRAS INTERNACIONAIS (2006 – bilhão/US dólar)

[pic 2]

Globalização Militar

A Globalização Militar está relacionada com o comércio mundial de armas, a proliferação de armas nucleares, o crescimento do terrorismo transnacional e ao grande crescimento das corporações militares transnacionais. Portanto, a globalização militar consiste em redes de interdependência estratégicas onde a força ou a ameaça da força é empregada. Atualmente existe uma forte coalizão dos Estados no combate ao terrorismo global na tentativa de manter a segurança nacional. 

 [pic 3]

[pic 4]

Globalização do Direito Transnacional e Internacional

Com o fenômeno da globalização é possível observar surgimento de uma ordem jurídica mundial denominada: Globalização do Direito Transnacional e Internacional. A nova conjuntura da sociedade internacional e das relações internacionais trouxe impactos significativos para a ordem jurídica internacional. A percepção de grandes problemas mundiais – desequilíbrio ambiental, crescimento demográfico, ameaça terrorista e epidemias em larga escala – demonstra que os problemas que anteriormente eram nacionais, passaram a ser globais. Diante das perceptivas transformações na sociedade internacional, o direito internacional foi reformulado e expandido buscando atingir perspectivas mundiais, a criação do Tribunal Penal Internacional, é um indicativo de uma nova ordem jurídica mundial dentro de uma possível governança global.

Globalização Ecológica – Sustentável

Dentro do processo da globalização a questão ambiental extrapolou as fronteiras nacionais e passou a ser um problema mundial. Desta forma, a prática de cooperação entre os Estados e os agentes políticos passaram a ser constantes, na intenção de solucionar questões ambientais. Como os problemas ambientais são um fenômeno dentro da globalização, a comunidade internacional vem se mobilizando para discutir e procurar soluções. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1972 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente demonstrando essa tendência de organização mundial para discussão de regimes multilaterais de governança ambiental global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (499.3 Kb)   docx (324.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com