TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pós-Verdade nas Relações Internacionais

Por:   •  14/4/2021  •  Monografia  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

A Pós-verdade

Eleita a palavra do ano pela Oxford Dictionaries no ano de 2016, este termo que vem do inglês "post-truth" se tornou um dos temas mais atuais, recorrentes e enigmáticos desta geração.

O conceito de pós-verdade pela Universidade de Oxford se refere às circunstâncias nas quais os fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e as crenças pessoais. Este conceito se aplica na sociedade a partir do momento em que se abre mão de qualquer crítica, e a subjetividade toma conta do conhecimento. A pós-verdade se encontra muito presente em grupos ideológicos ao redor do mundo. A polarização política traz à tona um grupo de pessoas, eleitores de certos partidos por exemplo, que são banhados diariamente por seus próprios pensamentos, sejam eles falsos ou verdadeiros, e ignoram a visão real e objetiva. Ter um grupo cativo que acredita fielmente em quaisquer informação que se é dita ou associada à sua ideologia se tornou uma poderosa arma política, que vem sendo explorada por muitos grupos, e que se mostra muito danosa à sociedade.

Para pensadores contemporâneos, nossos tempos são de pós-verdade, e há exemplos gigantescos desse fator na nossa sociedade atual. Provavelmente, o exemplo de maior amplitude seja as eleições americanas de 2016. Em uma campanha acirrada contra a ex secretária de estado Hillary Clinton, o republicano Donald Trump contou com uma massa de “fake news” que agitaram os bastidores políticos dos Estados Unidos e entraram na mente dos eleitores americanos de forma confusa e perigosa. Através dessas desinformações que circulavam, seu grupo de apoiadores (mas não exclusivamente os republicanos) se tornaram defensores assíduos de informações falsas que em sua maioria beneficiavam o então candidato. Nesta conjunção, pode-se notar que a pós-verdade se fez presente neste grupo de eleitores (majoritariamente os radicais) que deixavam de lado a arte objetiva das informações e se formavam na questão ideológica, sem optar por um julgamento das informações.

 Entretanto, a era da pós-verdade está também muito presente na atualidade em nosso país, e em tempos de pandemia, as pós-verdades estão se tornando cada vez mais polarizadoras e preocupantes. Vemos ideologia se sobrepondo a questões de saúde pública. Vemos informações tenebrosamente equivocadas e sem nenhum embasamento que seja indo de conflito à estudos de profissionais e organizações de saúde mundialmente renomadas e com pesquisas científicas que as fundamentam.  As pós-verdades são sem dúvidas o maior inimigo da sociedade brasileira em sua batalha contra o vírus da COVID-19, sendo usada por políticos e ideologias, para se espalharem em prol do seu próprio ganho pessoal e político, e deixando de lado a importância da filosofia, da ciência e da vida dos brasileiros, e do combate correto ao Coronavírus.

  • Bernardo Lobato Reis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com