TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminitração

Seminário: Adminitração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

2.1 Habilidades e Competências

Este trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a situação da Indústria de bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque, uma referência no mercado de bebidas alcoólicas, que passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral da Indústria Dr. João em se aposentar.

O principal problema foi encontrado a falta de planejamento para que ocorresse a sucessão do Dr. João e a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da Indústria.

Habilidades e Competências PAULO IRAN

Relacionamento interpessoal X X

Gestão de pessoas X X

Foco nos resultados – X

Proativiade – X

Liderança – –

Criatividade X –

Boa comunicação X ¬–

Flexibilidade – X

Capacidade de negociação - X

Visão estratégica – X

Capacidade em trabalhar em equipe X X

Comprometimento com a empresa – X

Tabela: Legenda(x) competências e habilidades identificadas ,(x) deficiência de competência e habilidades.

A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois Dr. João decidiu anunciar em assembleia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na indústria de bebidas Pira procurou-se traçar o perfil de sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão. A tabela 1 mostra 12 competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Foram contatadas que os dois possuem habilidades para se tornarem gestores da empresa, porém Paulo e Iran possuem algumas deficiências que talvez possam se tornar competências, desde que desenvolvida par que possa se aperfeiçoar. A tabela mostra as competências e habilidades deficitárias identificadas, inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Iran possui 9 competências e habilidades deficitárias, relacionamento interpessoal, gestão de pessoas, foco no resultado, pro atividade, criatividade ,flexibilidade, capacidade de negociação, visão estratégica, capacidade de trabalhar em equipe e por ultimo comprometimento com a empresa. Paulo por sua vez possui 4 competências e habilidades deficitárias, gestão de pessoas, proativiade, boa comunicação e capacidade em trabalhar em equipe. Participar de palestras para empreendedores os ajudará a superar estas deficiências e transforma-las em competências.

Paulo e Iran possuem competências e habilidades deficitárias, porém Iran abrange maiores qualidades para assumir o cargo, devido a isso sugerimos que Iran seja o sucessor do Dr. João.

Contudo Paulo possui qualidades que são úteis para a indústria, poderá assumir o cargo de Gerente Administrativo, visto que também é um ótimo profissional e possui qualidade para assumir o cargo.

Passo 2

2.2. Competências e Habilidades Deficitárias

Competências e

Habilidades Deficitárias Paulo Iran

Foco nos resultados X – Paulo tem várias ideias, mas dificilmente consegue focar nos resultados.

Proativiade X – Paulo não é proativo, não antes que aconteça esperar acontecer para depois agir.

Liderança X X Paulo e Iran não conseguem passar suas decisões para os subordinados.

Criatividade – X Iran e pouco criativo.

Boa comunicação – X Iran de tem dificuldade em comunicação no ambiente de trabalho.

Flexibilidade X – Paulo não é flexível a mudanças, tem resistência em buscar novas ideias.

Capacidade de negociação X – Paulo tem grande dificuldade em realizar negócios tanto com fornecedores quanto aos subordinados.

Conforme a tabela de Competências e habilidades deficitárias deve-se trabalhar em cima dessas dificuldades de cada um deles, aprimorando seus conceitos e considerando seu perfil para ter um sucessor da Empresa de Bebidas Pira. Para tornar essas deficiências em competências, Paulo e Iran devem realizar treinamentos conforme suas deficiências em competências e habilidades de cada um assim obtendo êxito no resultado desejado.

Passo 3

O novo sucessor do Dr. João será seu filho Iran que tem competências e habilidades para administrar a empresa, conforme vimos Iran apresenta o perfil de um Gestor com características de liderança, controle, planejamento, flexibilidades, responsabilidade, capacidade de gerenciamento e um grande comprometimento com a instituição, obtendo eficiência e eficácia para exercer a função de Diretor Geral.

Passo 4

Paulo ficará na função da gerência financeira, pois apresenta um ótimo grau em finanças, pelo empenho e entendimento sobre ciências contábeis e cálculos matemáticos. Paulo tem responsabilidades em assumir essa função e se dedicou para teu um bom trabalho em equipe, capacidade de gerenciamento, planejamento, aprender novos conceitos e tecnologias e se especializou na área de finança.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »