TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização

Seminário: Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, uma fusão dos dois processos (letramento e alfabetização), com prevalência do conceito deletramento, acaba por diluir a especificidade de cada um dos dois fenômenos.

Alfabetização é saber ler e escrever. É a aquisição do sistema convencional da escrita.

Letramento é saber dominar comcompetência e habilidade a leitura e a escrita, isto é, fazer uso da leitura e da escrita. É o desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociaisque envolvem a língua escrita.

Alfabetização e letramento são processos de natureza fundamentalmente diferentes, que requerem conhecimentos, habilidades e competências específicos, queimplicam formas de aprendizagem diferenciadas e, consequentemente, procedimentos diferenciados de ensino. São interdependentes e indissociáveis. Os dois processos são simultâneos.

As muitas facetasdo letramento: participação das crianças na cultura escrita, em experiências variadas com a leitura e a escrita, interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito.

As muitas facetas daalfabetização: consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações fonema–grafema, habilidades de codificação e decodificação da língua escrita, conhecimento e reconhecimento dos processos detradução da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita, entre outras.

Causas para a perda da especificidade do processo de alfabetização:

1) O sistema de ciclos que traz umadiluição ou uma preterição de metas e objetivos a serem atingidos

2) O princípio da progressão continuada;

3) A mudança e o não entendimento conceitual a respeito da aprendizagem da língua escrita.A criança, na perspectiva psicogenética (visão interacionista), é capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, isto é, interagindo com material “para... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com