TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazônia

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

Amazônia

Amazônia  uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 5 milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores.

Na ColômbiaVenezuelaEquadorBolíviaGuianaSuriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações vizinhas do Brasil têm o nome de Amazonas por isso.

A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. É um dos seis grandes biomas brasileiros.[nota 1]

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em 1966. É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território e abrange três das cinco divisões regionais do país (NorteNordeste e Centro-Oeste), sendo o maior bioma terrestre do país. Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 2000 (com extensão em 2003), Patrimônio da Humanidade.

A Floresta Amazônica foi pré-selecionada em 2008 como candidata a uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza pela Fundação Sete maravilhas do mundo moderno. Em fevereiro de 2009, a Amazônia foi classificada em primeiro lugar no Grupo. E, a categoria para as florestas, parques nacionais e reservas naturais.

Conceitos e subdivisões

O conceito da Amazônia pode variar dependendo do ponto de vista (fisiográfico, geomorfológico, político, de planejamento territorial, etc.), assim como a terminologia utilizada e consequentemente, a extensão de sua área e suas subdivisões.

Divisão fitogeográfica proposta por Rizzini (1963):

  • III. Província Amazônica ( inclui floresta Amazônica e Campos do alto Rio Branco)
  • III. A. Subprovíncia do alto Rio Branco.
  • III. B. Subprovíncia do Jari-Trombetas.
  • III. C. Subprovíncia do Rio Negro.
  • III. D. Subprovíncia da planície terciária.

Esquema biogeográfico, por Morrone (2001):

  • Região Neotropical
  • Sub-região Amazônica
  • Província: Napo, Imeri, Guiana, Guiana  Húmida, Roraima, Amapá, Várzea, Ucayali, Madeira, Tapajos- Xingu, Pará, Pantanal, Yungas

Tipos de vegetação por Rizzini (1997):

  • Florestas Pluviais (= florestas húmidas)
  • Floresta Amazônica (= Hileia)
  • Mata de várzea
  • Mata de terra firme
  • Igapó
  • Catingas do Rio Negro

Tipos de vegetação presentes na região florísticas Amazônica, segundo o IBGE (2012):

  • Floresta ombrófila densa
  • Floresta ombrófila aberta
  • Floresta estacional sempre-verde
  • Campinarana

História

A floresta provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequencia de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha se alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia Amazônica. A floresta tropical tem existido por pelo menos 55 milhões de anos e a maior parte da região permaneceu livre por biomas do tipo savanas por, pelo menos, até a Era do Gelo Atual, quando o clima era mais seco e as savanas mais  generalizadas.

Após o evento da extinção Cretáceo- Paleogeno, a subsequente extinção dos dinossauros e o clima mais úmido permitiram que a floresta tropical se espalhasse por todo o continente. Entre 65- 34 milhões de anos atrás, a floresta se estendia até o sul.

Flutuações climáticas durante os últimos 34 milhões de anos tem permitido que as regiões de savana se expandissem para os trópicos. Durante o período oligiceno, a floresta tropical atravessou a faixa relativamente estreita que ficava em sua maioria acima da latitude. Expandiu-se novamente durante o mioceno médio e, em seguida recolheu-se a uma formação na maior parte do interior no ultimo máximo glacial. No entanto, a floresta ainda conseguiu prosperar durante estes períodos glaciais, permitindo a sobrevivência e a evolução de uma ampla de diversidade espécies.

Durante Mioceno médio, acredita-se que da bacia drenagem da Amazônia foi dividida ao longo do meio do continente pelo arco de Purus. A água no lado oriental fluiu para o atlântico, enquanto a água a oeste fluiu em direção ao Pacífico através da bacia do amazonas. Com  o crescimento do andes, no entanto, uma grande bacia foi criada em um lago fechado, agora conhecia como a bacia dos Solimões. Dentro dos últimos 5-10 milhões de anos, esta acumulação de água rompeu o  arco de Purus, juntando-se em um fluxo único em direção ao leste do oceano Atlântico.

Presença Humana

Com base em evidências arqueológicas de uma escavação na caverna da pedra pintada, habitantes humanos se estabeleceram na região amazônica pelo menos há 11 200 anos. O desenvolvimento posterior levou assentamentos pré-históricos tardios ao longo da periferia da floresta em 1.250 AD, o que reduziu a alteração na cobertura florestal.

Durante muito tempo, pensou-se que a floresta amazônica havia sido sempre pouco povoada, já que seria impossível sustentar uma grande população através da agricultura, devido à pobreza do solo da região. A arqueóloga Betty Meggers foi uma importante defensora desta ideia, tal como descrito em seu livro Amazônia: Homem e Cultura em um Paraiso Falsificado. Ela alegou que uma densidade populacional de 0,2 habitante por quilômetro quadrado era o máximo que çpoderia ser sustentado pela floresta tropical através da caça, sendo a agricultura necessária para acolher uma população maior. No entanto, recentes descobertos antropológicas têm sugerido que a região amazônica realmente chegou a ser densamente povoada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com