TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Do Desenvolvimento Econômico Da Índia E Da China

Trabalho Universitário: Análise Comparativa Do Desenvolvimento Econômico Da Índia E Da China. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Comparativa do Desenvolvimento Econômico da Índia e da China

Esta aula tratará da análise comparativa do processo de desenvolvimento da China e da Índia, países que se tornaram referências mundiais em termos de crescimento econômico e inovação tecnológica nos últimos anos, como vimos nas aulas anteriores. Estes países são o “I” e o “C” da sigla BRICS, (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os principais países emergentes no mundo de hoje.

Vamos reanalisar e comparar os principais fatores que possibilitaram o crescimento econômico da China e da Índia e suas perspectivas futuras em termos de desenvolvimento humano, competitividade e diminuição das desigualdades sociais e econômicas, um dos maiores problemas destes países.

Estes dois países são duas das civilizações mais antigas do mundo, existindo desde antes da era cristã, sendo que se formaram a partir de ondas sucessivas de colonizações e invasões de outros povos, dando aos países caráter multirracial e cultural.

Índia e China têm um passado marcado por fortes relações econômicas e políticas com a Inglaterra, tendo sido não só fornecedores de matérias-primas e mão de obra, mas também compradores dos produtos ingleses. Tropas do exército indiano lutaram pela Inglaterra na II Guerra Mundial.

Os dois países em análise romperam suas relações com o Reino Unido após a II Guerra Mundial e passaram a trilhar caminhos próprios. A China como um país socialista dirigido de forma ditatorial por Mao Tse-tung, e a Índia como a maior democracia do mundo, capitalista, mas fechada e altamente regulada pelo Estado.

Em 1976, após a morte de Mao, assumiu o poder Deng Xiaoping, que iniciou uma reformulação dos rumos econômicos e sociais da China, eliminando gradualmente o sistema de agricultura coletiva, liberando os preços dos produtos, dando autonomia para a atuação das empresas estatais. Também reformou o sistema bancário e desenvolveu o mercado acionário chinês. Assim, o país passou a ter uma nova inserção na economia internacional que levou ao alto crescimento e à importância atual do país como centro industrial do mundo.

Por sua vez, a Índia iniciou uma fase de alto crescimento econômico após 1991, quando seu governo abandonou políticas socialistas e deu início a um processo de liberalização da economia, que envolveu o incentivo ao investimento estrangeiro, a redução de barreiras tarifárias à importação, a modernização do setor financeiro e ajustes nas políticas fiscal e monetária. Nos últimos anos, a Índia tornou-se um importante centro de serviços relacionados com tecnologias de informação. É o principal beneficiário da terceirização de serviços de desenvolvimento de software, websites e jogos, além de call centers, e-commerce e serviços de contabilidade, entre outros.

A Tabela 1 resume alguns dados que ressaltam a importância destes países na economia mundial. Juntos, China e Índia têm cerca de 2,5 bilhões de habitantes, o que equivale a cerca de 40% da população mundial. Deste modo, juntos têm alta disponibilidade de mão de obra e um grande mercado consumidor para produtos básicos como alimentos, roupas e calçados.

O crescimento do PIB per capita na Índia entre os anos 1990 e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com