TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula De Abdominal

Trabalho Escolar: Aula De Abdominal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

1. A respeito da promulgação de leis antirracistas no Brasil, é incorreto afirmar que:

a. Foi a partir de 1988, com a nova Constituição brasileira, que o racismo passou a ser considerado crime.

b. A década de 1990 trouxe grandes avanços nas legislações antirracistas, ao mesmo tempo em que fez crescer o movimento negro, que passou a ganhar projeção desde então.

c. As leis no Brasil, no tocante às questões étnico-raciais, são bastante avançadas e consideradas uma das mais modernas do mundo, embora não sejam plenamente aplicadas.

d. Após 1988, o movimento negro se fortaleceu no Brasil, principalmente por sua autovalorização e sua percepção racializada de si mesmo e do outro.

e. Como as leis no Brasil não são cumpridas, a legislação antirracista teve pequeno impacto na promoção da igualdade racial no país.

0,3 pontos

Pergunta 2

1. (Concurso Público - IFAL - Docente Copema, 2010) Dentre as iniciativas, no âmbito do poder público para as ações afirmativas de inclusão social, insere-se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre essas Diretrizes, o princípio da Consciência Política e Histórica da Diversidade deve conduzir:

I- ao conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.

II- à crítica pelos coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las.

III- ao esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal.

IV- à desconstrução, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, ideias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento, pelo mito da democracia racial, que tanto mal fazem a negros e brancos.

São alternativas corretas:

a. I e II.

b. II e IV.

c. I, II e III.

d. I e IV.

e. II, III e IV.

0,3 pontos

Pergunta 3

1. Leia o trecho da poesia Pai João, de Jorge de Lima:

“Pai João remou nas canoas.

Cavou a terra.

Fez brotar do chão a esmeralda

Das folhas - café, cana, algodão.

Pai João cavou mais esmeraldas

Que Paes Leme.

A pele de Pai João ficou na ponta

Dos chicotes.

A força de Pai João ficou no cabo

Da enxada e da foice.

A mulher de Pai João o branco

A roubou para fazer mucamas.

O sangue de Pai João se sumiu no sangue bom

Como um torrão de açúcar bruto

Numa panela de leite.

Pai João foi cavalo pra os filhos do ioiô montar [...]”

(LIMA, Jorge de. Pai João. "Revista Nossa América", nov./dez., 1991, p. 9.)

Com base nessa poesia de Jorge de Lima, publicada originalmente em 1927, e nos conhecimentos sobre a presença do negro na sociedade brasileira, considere as afirmativas a seguir:

I- A poesia confirma que, por ter sido um dos primeiros países a acabar com a escravidão, o Brasil foi palco de uma inserção efetiva do negro no mercado de trabalho como mão de obra qualificada.

II- Na comparação feita pelo poeta entre o sangue de Pai João e o torrão de açúcar bruto, percebe-se uma referência à importância do negro na mistura de etnias que definiu ao longo dos séculos a formação do povo brasileiro.

III- A poesia de Jorge de Lima infere que a mestiçagem e a hibridez da cultura brasileira, bem como o papel central desempenhado pelo trabalho do negro na produção de riquezas, coexistiram com uma imensa exploração e injustiça social.

IV- O mito da "democracia racial", baseado na mestiçagem biológica e cultural entre negros e brancos, preconiza a ideia de uma convivência harmoniosa e teve uma significativa presença na sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta:

a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

c. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

d. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

e. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

0,3 pontos

Pergunta 4

1. As alternativas abaixo apresentam alguns dos mitos e inverdades que acabaram sendo propalados a respeito de nosso passado colonial e escravista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com