TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 2

Dissertações: Aula Tema 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Aula de Autodesenvolvimento

Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado

Passo 2:

Nos dias atuais os debates prévios deveriam levar em consideração o parlamentarismo, pois após uma ampla pesquisa feita pelo Banco Mundial e feito comparações entre presidencialismo e parlamentarismo podemos perceber que o presidencialismo perde em termos de ductibilidade as flutuações da opinião pública e ganha em termos de segurança, estabilidade e continuidade governamental. Porém a maioria dos países desenvolvidos adotam o método parlamentar, com isso controlam a economias e gastos e o índice de crescimento é alto, já o presidencialistas é difícil manter um índice de economia elevado, pois a oposição é forte e sempre existirá barreiras para qualquer acontecimento. Já para os parlamentares dificilmente existirá barreiras em novas aprovações como: leis, orçamentos, novas nomeações entre outros, pois a maioria dos parlamentares são do partido do primeiro ministro.

Um dos países exemplo de parlamento é a Inglaterra, pois sempre se renova e nunca se ouviu falar em crises.

Entende-se que os países que adotam o presidencialismo tem um índice de corrupção elevado, sendo o Brasil o número 1 dessa lista, isso não quer dizer que não exista corrupção nos países parlamentares, até existe, porém se descoberto pagará cada centavo do valor desviado e será proibido de exercer qualquer cargo público.

No Brasil as formas parlamentaristas sempre foram totalmente impuras, enquanto monarquia, tínhamos um regime parlamentarista, mas o imperador dispunha do “Poder Moderador”, o que lhe permitia até nomear os primeiros ministros que se dispusessem do apoio da maioria parlamentar.

Para que possamos voltar á ser um pais parlamentar sem o “Poder Moderador” é preciso que nós brasileiros nos importemos mais com as leis e direitos que possuímos para que possamos participar do desenvolvimento da nossa Nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com