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Autêntico

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Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

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impossibilidade da reprodução ditatorial que o estado autocrático burguês pudera formularcomo variável.1.7: O legado da ditadura e a tradição marxista.No âmbito dos circuitos culturais, o legado ditatorial apresenta um leque de contradiçõesainda mais amplo até mesmo em função das dificuldades que encontrou para formular eimplementar a sua política cultural. Quando no final da década, a resistência democrática éviabilizada pelo protagonismo político da classe operaria, estas pesquisas são amplamente

dinamizados e passam a cobrir nomeadamente os fenômenos do “mundo do trabalho”

simultaneamente renova-se o interesse por abordar a historia social política do movimentooperário tanto recente quanto mais remota e se generalizam estudos sobre categorias eparcelas da população caracterizadas como minorias. Não restam nenhuma duvida a cerca dedois pontos:O primeiro ponto não reclama maiores problemtizações na escala em que osconstrangimentos ditatoriais são reduzidos, os recursos intelectuais até então compelidos anão saltar os muros de academia espraiam-se pelos vários níveis e instancias da vida social.Atendendo somente á parcela desse pensamento que mostra um cariz democrático radical,determinado a colocação em xeque não só das seqüelas da autocracia mas a recusa mesma daordem burguesa, dois pontos em destaque ambos revelam sob mais uma luz o alcance dolegado da ditadura. Em primeiro lugar nesta parcela ressalta a face de um novo irracionalismo.O traço francamente político participativo desta vertente, outro controle com a velhacontracultura e a recuperação, para o seu âmbito, de toda uma postura de anti-elitismo deanti-autoritarismo e de anti-colonialismo cultural. Em segundo lugar esta parcela do novopensamento social de oposição de esquerda, mas não só ela, tem como alvo prioritário da suacritica a tradição marxista, emergente no pré 64. Trata-se basicamente ou de uma criticarealizada em nome da própria inspiração marxista ou de uma postura revolucionaria radical

“autentica”. É somente a parti da segunda metade dos anos cinqüenta que a emergência de

uma tradição marxista começa extravasar fronteiras do PCB.Emergem no PCB, na seqüência da grave crise orgânica de 1956-1957 vetores de uma amplarenovação, que se expressam num giro político de profundas conseqüências táticas eestratégicas e numa inflexão correlata ao nível da preocupação e da elaboração teóricas. É napassagem dos anos cinqüenta aos sessenta que a inspiração intelectual de pensadores einvestigadores sem vinculação partidária, operando como fecundante elemento critico emconstruções articulados sobre matrizes teóricas diversas o veio marxista não surge aqui comosinal pertinente de pratica mas como instrumental heurístico. A intervenção ditatorial, nestecampo, teve direta e indiretamente duas conseqüências imediatas que devem ser salientadas.A primeira foi ultrapassagem de qualquer monopólio político- partidário da inspiraçãosocialista revolucionaria culminando, pois o processo que se inicia nos anos cinqüenta, mas mcondições extremamente negativas para esquerda.

O fundo golpe que a autocracia desferiu sobre o que podemos chamar de cultura de esquerdaque naturalmente, não se reduz a inspiração marxista tem nesta um seu componente axial nãose esgota no fato de ter interrompido brutalmente um acumulo critico que nos anossessenta,começava a configurar uma tradição marxista no Brasil que avançava naquela décadadiferenciando se as fronteiras do movimento comunista organizado e lançando raízes nacultura brasileira. A autocracia burguesa foi mais adiante deixou componentes macroscópica eespecifica que conspiram vigorosamente contra a possibilidade de resgatar criticamente opatrimônio arduamente acumulado em mais de meio século de lutas sociais e confrontosideológicos.Capitulo 02: A renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa.O lapso histórico que é coberto pela vigência da autocracia burguesa no Brasil demarcatambém uma quadra extremamente importante e significativa no envolver do serviço social nopaís. Do estrito ponto de vista profissional, o fenômeno mais característico desta quadrarelaciona-se á renovação do serviço social alteram-se muitas demandas praticas a elecolocadas e a sua inserção na estrutura organizacional institucionais a reprodução da categoriaprofissional a formação dos seus quadros técnicos vai-se profundamente redimensionada eseus referenciais teóricos culturais e ideológicos sofreram giros sensíveis. Este rearranjo globalindica que os movimentos ocorridos neste marco configuram bem mais que o resultante doacumulo que a profissão vinha operando desde antes.2.1: A autocracia burguesa e Serviço Social.As relações entre o movimento global do ciclo autocrático burguês e o serviço social nãopodem ser visualizadas em aspectos que embora indicadores do caráter profundo da ditadurasão afetivamente adjetivos vale dizer um dos componentes das relações entre a autocraciaburguesa e serviço

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