TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRIC

Resenha: BRIC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Resenha  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

Essa aula tratará da análise e comparação dos processos de desenvolvimento dos países dos BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países que se tornaram referências mundiais em termos de crescimento econômico, inovação tecnológica, riqueza de recursos naturais e tamanho de seus mercados consumidores internos, por conta do tamanho de suas populações como veremos abaixo.

O termo BRIC foi criado em 2001 para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul foi incorporada ao BRIC em abril de 2011 e a sigla mudou para BRICS. Os 5 países são considerados emergentes, pois apresentam bom crescimento econômico. Formam uma aliança que busca ganhar força diante do cenário político internacional.

Primeiro vamos reanalisar e comparar os principais fatores que possibilitaram o crescimento econômico dos 4 países que inicialmente faziam parte do BRIC, destacando seus problemas e suas perspectivas futuras em termos de desenvolvimento humano, competitividade e diminuição das desigualdades sociais e econômicas e questões institucionais. Em seguida, apresentaremos alguns dados sobre a África do Sul.

Esses países têm mais diferenças do que similaridades quando são analisados com cuidado. Estamos falando de duas das civilizações mais antigas do mundo, que existem desde antes da era cristã. E de outras que são mais recentes, sendo o Brasil o mais novo e formado no contexto da exploração colonial. Mas Índia e China também têm um passado marcado por fortes relações econômicas e políticas com a Inglaterra, tendo sido fornecedores de matérias-primas e mão de obra e compradores dos produtos ingleses. A Rússia por sua vez sempre foi um país soberano.

China e Índia romperam suas relações com o Reino Unido após a II Guerra Mundial e passaram a trilhar caminhos próprios. A China como um país socialista que teve grande influência da URSS e a Índia como a maior democracia do mundo capitalista, mas fechada e altamente regulada pelo Estado. Os 4 países tiveram trajetórias de crescimento muito diferentes durante o século XX, mas todos passaram por reformas importantes de seus sistemas políticos e econômicos nas décadas de 1980 e 1990. Em geral houve uma adoção de ideais liberais, com valorização da propriedade privada, dos mecanismos de mercado, da importância da inserção externa e da democracia política.

Alguns dados ressaltam a importância desses países na economia mundial. Juntos eles somam cerca de 2,8 bilhões de habitantes, o que equivale a mais de 40% da população mundial. Desse modo, eles têm alta disponibilidade de mão-de-obra e um grande mercado consumidor para produtos básicos como alimentos, roupas e calçados, bens duráveis eletrônicos básicos.

Quanto ao crescimento do PIB total desses países, podemos identificar dois grupos. Índia e China tiveram taxas médias de crescimento elevadas entre 1990 e 2005, 5,9% ao ano para o primeiro e de 9,8% para o segundo. Existem diferenças, contudo quanto aos setores que mais cresceram, sendo que na Índia foi o de serviços e na China a indústria em geral.

Por sua vez, Brasil e Rússia tiveram taxas anuais de crescimento menores do que países citados no parágrafo anterior. O Brasil teve média de crescimento de apenas 2,2% e a Rússia de 1,1%. Esses dois países estão tendo um modelo de crescimento mais voltado para a exploração das suas reservas de recursos naturais e de produção de alimentos. A Rússia é grande exportadora de petróleo e o Brasil de alimentos.

Esses países juntos representam mais de 20% do PIB Mundial medido pela paridade de poder de compra e atingem cerca de 10% das exportações mundiais de bens e serviços.

Quanto à dinâmica de investimentos, ou Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), China e Índia tem mantido taxas bem mais altas do que Brasil e Rússia. Como vimos nas aulas anteriores, na Índia os investimentos foram direcionados para as atividades de serviços de tecnologia da informação e na China para a instalação de indústrias e de infraestrutura básica para a exportação. No caso do Brasil, a FBCF foi suficiente para a modernização de certos segmentos da economia apenas. O mesmo ocorreu na Rússia.

Quanto à dinâmica do IDE, nos países dos BRICS, também temos diferenças entre os grupos de países, mas não diferenças significativas entre a origem dos recursos, sendo os Estados Unidos um grande parceiro comercial de Brasil, Índia e China. Esses dois últimos têm parcerias importantes com seus vizinhos, demonstrando a importância do fluxo regional de comércio e investimento.

Por sua vez, o Brasil tem parcerias com Estados Unidos, Europa e com paraísos fiscais e pouca relação com seus vizinhos. A Rússia teve pouca importância no contexto do IDE internacional.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com