TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Social E Constituição De 1988

Monografias: Controle Social E Constituição De 1988. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Controle social e constituição de 1988

Ate o fim da ditadura não se falava em controle social dominava um governo autoritário, onde a participação popular era inexistente, foi na década de 80 com o inicio do processo de redemocratização do pais que expressão “controle social”passou a ser aclamada.

A Constituição Federal de 1988 representou um marco histórico para a política de Assistência Social, porque reconheceu a assistência social como política social, política esta que compõe o sistema de seguridade social brasileiro.

Na Carta Magna Brasileira de 1988 os direitos sociais, dispondo sobre a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social,a proteção à maternidade e a infância e a assistência aos desamparados.

Neoliberalismo e a Desigualdade social

Neoliberalismo é um sistema econômico que prega uma intervenção mínima do estado na economia, deixando o mercado se auto-regular com total liberdade. Defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tem mais importância do que o Estado, sob a argumentação de que quanto menor a participação do Estado na economia, maior é o pode se desenvolver e progredir, buscando um bem-estar social.

Os movimentos sociais e as transformações sociais,influenciam na modificação de comportamento e regras do sistema político, impactando diretamente nas transformações da sociedade, buscando direitos que o Estado nega ou não disponibiliza.

Segundo estudo, entre os anos 60 e 70 espalharam-se os movimentos sociais no Brasil e no fim dos anos 70 os movimentos sindicais e estudantis ficaram mais fortes. Na década de 80destacam-se os movimentos ecológicos, direitos do consumidor, em 90 surgem os ONG’s, e foi também a partir dessa década que os movimentos sociais começaram a enfraquecer, lamentável levando-se em consideração a grande importância para o exercício da democracia. As transformações, advindas de movimentos sociais com caráter emancipatório, só foram alcançadas graças a consciência ativa de seus participantes, o que torna necessário, para a obtenção de qualquer mudança na realidade social, o investimento em elevação cultural e política de seus cidadãos. É no cotidiano que o papel do assistente social se inscreve. Através de uma prática educativa i orientados pelo compromisso ético-moral e político da profissão, esses profissionais são desafiados a passar da compreensão teórico-metodólogica para a prática da compreensão do homem em sua realidade diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com