TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperação

Seminário: Cooperação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  Seminário  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

A cooperação surge da existência de problemas comuns que na percepção dos participantes da rede podem ser mais bem resolvidos de forma conjunta e, conforme já abordado, é um dos pressupostos da atuação das redes interorganizacionais.

A competição nas redes, por outro lado, considera que existem recursos limitados, materiais ou não, para serem usados na solução dos problemas e que cada organização da rede pode possuir projetos individuais. Além da competição entre unidades federadas, não pode ser esquecida a competição por recursos entre setores: educação, saúde, segurança, assistência social, entre outros.

A cooperação e competição se instalam não apenas horizontalmente entre unidade federadas, mas destas com unidades de nível superior.

Os entes federados podem cooperar para equacionar problemas de demanda e competir para conseguirem autonomias e recursos para sua capacidade de ofertar serviços.

Os entes federados podem cooperar na execução de algumas políticas públicas e competir na operacionalização de outras.

Rede Nacional de Certificação de Produtos e a Rede SUS são redes de cooperação puras formadas por órgãos públicos das instâncias federais, estaduais e municipais.

Rede de Atendimento de Saúde do SUS pode se apresentar como uma rede de cooperação híbrida, pois a estrutura estatal permite, em instância local, a associação com as redes comunitárias de proteção à terceira idade, por exemplo.

Em outro caso, podemos ter a Rede SENAI que atua no campo: Produção e Circulação em associação com a Rede Nacional de Certificação de Produtos do INMETRO

A gestão de redes públicas de cooperação é um assunto instigante, as redes de cooperação são grupos de pessoas ou instituições que se ajudam trocando informações, influências e aprendizado profissional para atingirem o objetivo de serem competitivas no mercado, podem ser redes de cooperação pesquisadores que estudam um assunto, correspondências internacionais para a mídia, organizações preocupadas com questões sociais e ambientais, mas o fato de se ajudarem não significa que não competem entre si, competição existe, mas devem ter muito cuidado para não atingir o objetivo da cooperação. Para que uma rede seja sustentável ela tem que ter mais cooperação que competição, é evidente que se a competição for maior que a cooperação a rede não se sustenta. As redes de cooperação possuem diversos formatos, diversas naturezas e nas redes públicas a competição aliada á cooperação assume uma complexidade maior, a governança e a gestão pública são mais difíceis de serem efetivas quando o assunto é cooperação.

A rede pública de cooperação é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento sustentável local com destaque para questões sociais, ambientais e institucionais.Temos também as redes de mercado que se unem pela competitividade e que acabam realizando negócios, as pequenas organizações usam destas redes para se viabilizar economicamente e tecnologicamente. Rede local é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas ou jurídicas a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas do desenvolvimento sustentável local. As reder de estado são aquelas resultantes da associação de órgãos da estrutura do estado, nas diversas instâncias, com organizações não estatais devidamente autorizadas pela lei para a prestação de serviços públicos descentralizados ou terceirizados.

A discussão da cooperação intermunicipal tem relevância devido às dificuldades impostas aos municípios pelo processo de descentralização das políticas sociais, especificamente com a transferência de poder de decisão e de recursos.

COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL NO BRASIL

Teoricamente, Abrúcio e Soares (2001) classificam as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com