TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dagnino

Tese: Dagnino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania. In: DAGNINO(org.). Anos 90 – Política e sociedade no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense,1994. p 103-115.

Evelina Dagnino Mestra em Ciência Política (UFMG, 1970) e Stanford University (1975) e Doutorado em Ciência Política (Stanford University ,1986). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos temas: movimentos sociais, cidadania, sociedade civil, democracia e democratização.

Dagnino discorre no presente artigo “Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania” que todos temos um conceito de cidadania diferente, mas que é preciso delimitar esse conceito. Há duas dimensões, que para Dagnino são essenciais para o entendimento de cidadania: a luta por direitos, tanto o direito à igualdade constituiu a base fundamental para a emergência de uma nova noção de cidadania; O fato de que, a essa experiência concreta, se agregou cumulativamente uma ênfase mais ampla na construção da democracia, porém, mais do que isso, na sua extensão e no seu aprofundamento. E em meio a essas duas dimensões, como consequência surgiu uma terceira dimensão que para a autora é essencial: Uma organização de uma estratégia de construção democrata, uma transformação social Incorporando características da sociedade contemporânea, é uma estratégia que reconhece e enfatiza o caráter da transformação cultural para a construção democrática. A questão da cultura democrática assume papel importante pois nele esta composto os aspectos mais visíveis são desigualdade econômica miséria e a fome. No qual formou um conjunto que chamamos de autoritarismo social. Esse autoritarismo social possui diferentes categorias de pessoas, é o que produz desigualdade nas relações sociais de todos os níveis. O autoritarismo social se transformou em violência. Interessados em saber valores e o opiniões a autora destaca uma pesquisa realizada em Campinas, São Paulo no ano de 1993 no qual foi realizado 51 entrevistas por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa indica a existência de um autoritarismo social e da hierarquização das relações sociais que é mais percebida do que a desigualdade econômica e a ausência de liberdade. A ideia de cidadania como uma estratégia politica significa enfatizar seu caráter histórico que é definida por interesses e praticas, como as lutas para sua constate transformação. Não existe um conceito ou uma delimitação da cidadania, seu significado é universal. É importante diferir a cidadania dos anos 90 da visão liberal. Essa distinção e ao mesmo tempo teórica e politica porem essa distinções não foi suficiente, o que explica varias criticas a cidadania. É possível indicar alguns itens que difere essa distinção: No primeiro nos referimos a noção de direitos; No segundo o direito de ter direitos; O terceiro o processo de constituição de sujeitos, no tornar-se cidadão; O quarto a ampliação implica, em relação com a concepção liberal; O quinto a ideia e que a nova cidadania transcende uma referência central do conceito liberal que é a reivindicação de acesso, inclusão. E no sexto e ultimo é a consequência dos anteriores que se refere à ideia de que essa nova noção de cidadania pode constituir um quadro de referência complexo e aberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com