TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desindustrialização

Tese: Desindustrialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

1. O que é?

Desindustrialização é um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial ou atividade em um país ou região, especialmente a indústria pesada (aquela que trabalha e trata os produtos de sua origem em grande quantidade) ou indústria transformadora (utilizam bens produzidos pelas indústrias de base e fabricam outras mercadorias). É um termo oposto de industrialização.

Um país com doença holandesa entra em déficit em conta corrente, isso devida à “política de crescimento com poupança externa” ou então às operações de “carry and trade”. No Brasil, quando não limitamos essas duas praticas e não neutralizamos a doença holandesa, já estamos sendo vitima da desindustrialização.

Formas de avaliar o processo de desindustrialização:

1. Comparar a participação, em cada setor, do valor agregado no valor total da produção industrial na fase de 1996 a 2002, com participação no período em que a elevação de preços internacionais das commodities, implicou continua apreciação de cambio.

2. Examinar as exportações no período entre 1997 e 2008. A exportação de produtos primários nesse período cresceu mais que a de manufaturados: diferença de 35%.

3. Entre 1997 e 2008, o quantum de importações de primário aumentou 26% e de manufaturados 154%, a diferença brutal confirma a queda do valor adicionado exportado.

No Brasil, os envestimentos das industrias evoluíram muito pouco, enquanto no setor de commodities, no período de 1997 a 2008, os investimentos em termos reais, cresceram 277%, enquanto no setor de manufaturados, houve o crescimento de apenas 30%. A desindustrialização no Brasil, portanto, é clara.

Causas

Uma das causas de desindustrialização é a sobreapreciação em um país. Sobreapreciação tem a tendência de acontecer nos países em desenvolvimento, pelo fato da sobrevalorização da taxa de câmbio. Para que a sobreapreciação ocorra, existem duas causas estruturais: a doença holandesa e a atração que altos lucros e taxas de juros exercem nos países em desenvolvimento sobre capitais externos, e quatro causas políticas: a política do crescimento com poupança externa, o controle da inflação através de uma “âncora”, cambial, a política de “aprofundamento de capital”, e o populismo cambial. O país deverá neutralizar esta tendência para poder ter um crescimento rápido, ou sofrerá crises cíclicas de balanço de pagamento. O efeito mais destacado da atual apreciação do real tem sido a perda de rentabilidade das exportações, aliada ao incentivo para o aumento das importações

2. Problemas decorrentes da desindustrialização

Já se sabe que a desindustrialização é um fenômeno que tem impacto negativo sobre o potencial de crescimento de longo-prazo, pois reduz a geração de retornos crescentes, diminui o ritmo de progresso técnico e aumenta a restrição externa ao crescimento.

O problema mais grave é a sobrevalorização da taxa de câmbio. O que é isso?

Para de entender isso, primeiramente temos que saber a definição de câmbio. Câmbio significa troca e valor cambial,ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com