TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica Do Conflito Das Ilhas Malvinas

Artigo: Dinamica Do Conflito Das Ilhas Malvinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Notadamente, este é um conflito por território (no caso, as próprias ilhas), mas também abrange a disputa por recursos pesqueiros e petrolíferos existentes em águas profundas no entorno do arquipélago, bem como no continente antártico, que será aberto e repartido entre as nações para exploração econômica dentro de alguns anos. Ademais, não podemos desconsiderar que este conflito envolve questões de honra e soberania, que remontam às primeiras disputas pelo arquipélago e que atingiram seu ápice na guerra de 1982.

O governo argentino pretende se lançar, individual ou compartilhadamente, em domínio sobre as ilhas, para que possa, dessa maneira, beneficiar-se política e economicamente dessa eventual ocupação. Seu interesse é, portanto, de cunho político e econômico, porque não somente capitaliza politicamente o governo argentino numa eventual redistribuição de forças na comunidade internacional, assim como possibilita a Argentina a oportunidade magistral de usufruir da exploração de petróleo nas águas das Malvinas e de obter maior percentual na futura repartição do continente antártico.

Embora nenhuma das partes envolvidas neste conflito demonstre, de forma clara, a intenção de implementação de novo enfrentamento bélico e militar, é evidente que há graves riscos que podem conduzir à escalada destrutiva do conflito em questão.

Em relação à postura britânica, o risco decorre, justamente, da manutenção e do crescimento de suas forças e bases militares já atuantes no arquipélago, que, segundo o governo argentino, são desproporcionais à tensão que ora se pretende solucionar, trazendo, por conseguinte, graves perigos às populações que habitam em torno do Atlântico Sul e, mormente, ao continente sul-americano e ao território argentino.

Em relação à postura argentina, o risco de escalada provém do endurecimento do discurso populista de suas lideranças, o que pode colocar seu país em situação de isolamento político e, eventualmente, econômico e militar, dificultando, sobremaneira, a disposição para negociar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com