TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Djdjdjdjkdjkdjkd

Pesquisas Acadêmicas: Djdjdjdjkdjkdjkd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

trabalha com as ferramentas que as Políticas lhe proporcionam, seria impossível, o Assistente social trabalhar sem as POLITICAS. Um dos raciocínios é de que a política tem como objetivo visar o bem estar da população. É dever do Estado a segurar os direitos da sociedade dando o direito à vida, à saúde, à alimentação à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência. E cabe aos Assistentes Sociais analisarem casos como os descritos.

.

Portanto os direitos sociais, como dimensão dos direitos fundamentais do homem, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a equalização de situações sociais desiguais, são, portanto, direitos que se ligam ao direito de igualdade.

Desde o século XVIII, por meio da Companhia Inglesa das Índias Orientais, o Império Britânico passou a colonizar gradativamente o território indiano, assumindo já no século XIX, todo o controle político e consequentemente o domínio militar e cultural. A trajetória de lutas pela independência da Índia teve um importante marco com a Revolta dos Cipaios (1857), que foi sufocada pelo Imperialismo britânico. Outro grande marco de lutas pela liberdade indiana foi a propagação da política de não-violência liderada por Mahatma Gandhi.

A Segunda Guerra Mundial foi o marco para as grandes transformações internacionais. Uma delas foi à descolonização da África, da Ásia e da Oceania. Esses continentes haviam sido dominados desde o final do século XIX pelas potências européias, que, após a guerra, não tinham mais forças para lutar contra o anticolonialismo local e internacional. As ex-colônias tornaram-se, assim, independentes e pobres, com todos os problemas do subdesenvolvimento. Na Ásia, o processo de descolonização refletiu-se em inúmeros conflitos entre os nacionalistas e as potencias estrangeiras. O processo de independência indiano do domínio britânico merece destaque dado ao caráter único de como foi liderado o movimento.

Neste contexto a política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum, o assistente social se utiliza dela visando garantir direitos e assistência para a população desamparada. O faz por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os socialmente desamparados. Ela está presente em todos os aspectos da vida, sejam eles públicos ou privados.

A Política social, por exemplo, tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população.

‘Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com