TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino superior

Artigo: Ensino superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Ensino Superior

Nos últimos 10 anos, a educação superior vem se consolidando como mercado atraente para investimentos. Dados oficiais do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP em setembro de 2013, mostram que o Brasil vem registrando sucessivos aumentos no número de matrículas, com uma média de 6,7% de aumento ao ano entre 2003 e 2012.s últimos 10 anos, a educação superior vem se consolidando como mercado atraente para investimentos. Dados oficiais do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP em setembro de 2013, mostram que o Brasil vem registrando sucessivos aumentos no número de matrículas, com uma média de 6,7% de aumento ao ano entre 2003 e 2012.

Apesar da relevância do setor público no número de instituições e matrículas de educação superior no Brasil, há uma clara tendência de aumento da participação do mercado privado. De acordo com o MEC e Inep, entre 2002 e 2012, houve um aumento de 111% no número de alunos matriculados nas instituições privadas de ensino superior, enquanto, no setor público, houve aumento de 75%.

O constante aumento da participação do mercado privado no setor de Educação Superior pode ser atribuído aos programas de financiamento da educação promovidos pelo Governo Federal, como o FIES, o PRONI e o PRONATEC, e também ao crescente aumento da renda e maior procura por mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro.

Uma das metas do atual Plano Nacional da Educação (PNE ) é elevar a Taxa Bruta de escolaridade na educação superior para 50% e a Taxa Líquida para 33% da população (Entende-se por "Taxa Bruta", o total de matrículas em um dado nível de ensino sobre a população na faixa etária adequada a esse nível, e por "Taxa Líquida", o percentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua faixa etária).

Atualmente, a Taxa Bruta alcança 27,8%, enquanto a Taxa Líquida perfaz 14,6%. Como se percebe, a pretensão do PNE é quase dobrar essas taxas, e para cumprir essas metas, o Governo Federal pretende assegurar mecanismos de expansão com qualidade das instituições de ensino superior privadas, além de consolidar e aumentar os programas de financiamento e bolsas, o que viabilizará, ainda mais, os cursos de graduação oferecidos pelo setor privado da educação superior brasileira.

Os dados do IBGE também dão conta de que a população entre 18 e 24 anos é de 22.497.453 (IBGE, 2010), a se considerar as taxas de escolarização, Taxa Líquida (14,6%) e Taxa Bruta (27,8%), e o número de matriculados em 2011 (6.739.689), percebe-se que para se atingir a meta do PNE na escolarização superior bruta, o número de matrículas deverá atingir a marca de 12 milhões em 2019, um incremento de quase 6 milhões de alunos até 2019.

Programa de Financiamento Estudantil (FIES)

 O FIES foi criado em 1999 e oferece financiamento de até 100% das mensalidades junto às instituições de ensino superior privada que participam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com