TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapoam 1 E 2

Ensaio: Etapoam 1 E 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Ensaio  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 2

Pesquisar quais são as condições para se tornar um empresário, na legislação atual e sair da informalidade. (Resposta nos artigos)

1 – Identificar e buscar oportunidades constantemente;

2 – Estar atento para expandir o negócio com novos produtos, preços

3 – Faça as coisas antes de ser solicitado, antes de ser forçado;

4 – Calcular os riscos que a empresa pode enfrentar

5 – Expressar confiança na sua própria capacidade para enfrentar dificuldades;

6 ¬¬¬– Utilizar pessoas chaves como agentes para atingir seus próprios objetivos;

7 – Dividir tarefas de grande porte e estabelecer prazos definitivos;

8 – Mantenha registros financeiros e utilizar para tomar decisões;

9 – Estabeleça metas e objetivos que são desafiantes e que tenham significado pessoal;

10 – Aja diante de um obstáculo;

11 – Faça um sacrifício pessoa, ou faça um esforço extraordinário para completar uma tarefa.

Passo 3

Reunir as informações do passo 1 e 2 e preencher o quadro 1, conforme os dados solicitados.

Condição para se tornar um empresário

Qual é o conceito de empresário?

R.: É aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços.

Quem a legislação não considera empresário?

R.: Quem exerce profissão intelectual de natureza cientifica literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir como empresa.

Cite 5 características do empresário (Resposta nas aulas).

R.: Criatividade, procura de oportunidades, independência, acreditarem em si e flexibilidade.

Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?

R.: Estar em pleno gozo da capacidade civil; Não estar impedido por --- específica, de --- a atividade empresarial; Ser maior de 18 anos ou menor emancipado; Não ser viciado em tóxicos; Deficiente mental;.

O que é uma empresa?

R.: A empresa é o empresário, pois o empresário é quem exercita a atividade econômica, organizada, de forma continuada. A empresa pode ser uma pessoa física ou jurídica, pois ela é titular de direitos, deveres e obrigações.

ETAPA 2

Passo 2

Reunir seu grupo e escolher a melhor opção de sociedade para a Empresa de Praxedes e Epaminondas e escolher qual será o nome da Empresa dos sócios Praxedes e Epaminondas.

Tipo Societário  Sociedade Simples

A sociedade Simples são as denominadas anteriormente de Sociedade Civil, e são constituídas com a finalidade de prestação de serviços. Esta sociedade deve ter seus atos constitutivos registrados nos órgãos de Registro.

Estas sociedades são regidas por normas próprias das Sociedades Simples de acordo com o Estabelecido no Novo Código Civil.

Nome  T R G. LTDA.

Passo 3

Com as informações dos passos 1 e 2 elaborar um Contrato Social (fictício), para isso a equipe deve (Informações no Cap. 10):

1. Reunir os dados já escolhidos como: tipo de sociedade, dados dos sócios, dados da empresa e nome empresarial da empresa.

A sociedade de natureza Simples encontra guarida nos artigos 982 e 983 do Código Civil de 2002, e os tipos societários usados por estas sociedades são: Sociedade Simples Pura (artigos 997 a 1038 do C.C.) e Sociedade Simples Limitada (artigos 1052 a 1087 do C.C.).

É importante observar que as sociedades sejam Simples Puras ou Simples Limitadas, não são passíveis de falência e não têm a obrigatoriedade de se adequar às novas realidades contábeis (art.1179 a 1195), próprias das sociedades empresárias, e que terão repercussões fiscais, pois modificam conceitos como depreciação e controle de estoque, que irão afetar as escriturações e apuração de resultados.

A sociedade simples (Pura ou Limitada) tem seus atos (constituição, alteração e extinção) registrados no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Na sociedade simples pura os sócios respondem ilimitadamente pelas dívidas contraídas pela empresa, pode haver sócio que participe apenas com serviço, o nome empresarial não prescinde de parte do objeto social, não há necessidade de lavratura de atas de reuniões de sócios, dentre outros.

Já na sociedade simples limitada, os sócios respondem limitadamente ao valor do capital social, desde que totalmente integralizado, o nome empresarial prescinde de que conste parte do objeto social, não pode ter sócio que participe apenas com serviço, tem que lavrar ata de reuniões de sócios, principalmente se tiver mais de 10 (dez) sócios, entre outros.

2. Colocar o capital social da empresa dividido em cotas de valor igual entre os sócios.

3. Depois de preparado o Contrato Social (fictício) onde e como ele deve ser registrado?

R.: Depois de preparado o Contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com