TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execuçao Triba

Tese: Execuçao Triba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO:

1 - RESPOSTA

(C)

2 - RESPOSTA

(E)

3 - RESPOSTA

(A)

DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM FOI A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA FASE DA REVOLUÇÃO FRANCESA CONHECIDA COMO MONARQUIA CONSTITUCIONAL, QUE OCORREU ENTRE 1789 E 1792. NO TEXTO ABAIXO, VOCÊ CONHECERÁ OS PRINCIPAIS FATOS QUE MARCARAM ESSA FASE.

OS ANTECEDENTES DESSA FASE MOSTRARAM O FRACASSO DA ASSEMBLEIA DOS ESTADOS GERAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, EM 09 DE JUNHO DE 1789. O REI REAGIU A ESSA DECISÃO DOS DEPUTADOS E DEMITIU O MINISTRO REFORMISTA NESCKER, QUE TINHA CERTO APOIO POPULAR.

SABENDO DA DEMISSÃO E FRENTE A UM BOATO DE QUE AS TROPAS REAIS MARCHAVAM DE VERSALHES A PARIS, PARTE DA POPULAÇÃO PARISIENSE RESOLVEU ASSALTAR O ARSENAL DOS INVÁLIDOS. INÚMERAS ARMAS, COMO FUZIS E CANHÕES, FORAM TOMADAS. MAS FALTAVA A PÓLVORA. E ELA ESTAVA NA BASTILHA, UMA FORTALEZA QUE FUNCIONAVA COMO DEPÓSITO E PRISÃO PARA OS OPOSITORES POLÍTICOS DO REI.

NO DIA 14 DE JULHO DE 1789, A POPULAÇÃO INVADIU A FORTALEZA E LIBERTOU OS PRESOS. O EPISÓDIO, CONHECIDO COMO QUEDA DA BASTILHA, INICIOU A REVOLUÇÃO QUE IRIA SE ALASTRAR POR TODA A FRANÇA, BUSCANDO DERRUBAR O DESPOTISMO. ALÉM DISSO, A REVOLUÇÃO FRANCESA FOI SAUDADA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO COMO O PRINCÍPIO DA LIBERTAÇÃO DAS OPRESSÕES FEUDAIS.

NO INTERIOR DA FRANÇA HOUVE O GRANDE MEDO, PERÍODO NO QUAL AS MASSAS CAMPONESAS PASSARAM A TOMAR AS TERRAS DA NOBREZA E DO CLERO, EM UMA LUTA CONTRA OS PRIVILÉGIOS FEUDAIS. CASTELOS FORAM INCENDIADOS E MEMBROS DA NOBREZA MASSACRADOS.

EM 1791, A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE APROVOU A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS HOMENS, INSPIRADA NA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA, QUE PREVIA A ABOLIÇÃO DOS PRIVILÉGIOS FEUDAIS. APÓS A PROCLAMAÇÃO, A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE TRANSFORMOU-SE EM ASSEMBLEIA NACIONAL. OS GRUPOS POLÍTICOS DIVIDIRAM-SE ENTRE OS GIRONDINOS, REPRESENTANTES DA GRANDE BURGUESIA, OS JACOBINOS, REPUBLICANOS RADICAIS LIGADOS ÀS MASSAS POPULARES, ALÉM DOS CORDELIERS, TAMBÉM LIGADOS ÀS CAMADAS POPULARES, E OS FEUILLANTS, REPRESENTANTES DA BURGUESIA FINANCEIRA.

OS BENS DA IGREJA CATÓLICA FORAM CONFISCADOS E SERVIRAM DE BASE PARA A CRIAÇÃO DOS ASSIGNATS, UMA NOVA MOEDA QUE PASSOU A CIRCULAR. OS MEMBROS DO CLERO FORAM AINDA OBRIGADOS A SE SUBORDINAREM AO ESTADO, ATRAVÉS DA CONSTITUIÇÃO CIVIL DO CLERO. O PAPA PIO VI OPÔS-SE À MEDIDA, CONDENANDO A REVOLUÇÃO E DIVIDINDO O CLERO ENTRE OS QUE ACEITARAM O CÓDIGO, CHAMADOS DE CLERO JURAMENTADO, E OS QUE NÃO ACEITARAM, O CLERO REFRATÁRIO. A NOBREZA E O CLERO FORAM ATACADOS, MAS NÃO O PODER REAL.

O REI CONTINUAVA A SER O CHEFE DO PODER EXECUTIVO. SEUS PODERES, PORÉM, ERAM LIMITADOS PELA EXISTÊNCIA DE MAIS DOIS PODERES: O PODER LEGISLATIVO E O PODER JUDICIÁRIO. MAS A CONSTITUIÇÃO QUE PREVIA A IGUALDADE DE TODOS NÃO ERA ASSIM TÃO IGUALITÁRIA. APENAS TINHA DIREITO A VOTO AQUELES COM RENDA MAIOR QUE UM MONTANTE ESTABELECIDO. OS CI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com