TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernando Collor De Mello

Artigos Científicos: Fernando Collor De Mello. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 6

“FERNANDO COLLOR DE MELO”

Com esperança e otimismo o cidadão brasileiro consegue o direito de escolher seu Presidente da República, o chefe do Estado e do Governo, através de um movimento chamado Diretas Já.

Diretas Já foi o movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983 e 1984, que dá o direito do povo brasileiro escolher seu dirigente que irá comandar o país.

No dia 15 de Janeiro de 1985, Tancredo Neves vence as eleições para presidente da República do Brasil no Colégio Eleitoral, encerrando a ditadura militar no país. Entretanto, o mesmo morre, e quem assume o cargo é José Sarney, seu vice.

Sarney é visto com suspeita pela população, pois faz parte de um partido dos militares, que mais tarde formaria o partido dos Democratas, com isto e outras insatisfações, conforme prometido, Sarney redemocratizou o país e, em 1986, ocorreram eleições para formar a Assembleia Nacional Constituinte, que promulgou uma nova constituição em 05 de outubro de 1988.

A Constituição determinava a realização de eleições diretas para presidente no ano seguinte.

Assim sendo, as eleições de 1989 foram as primeiras desde 1960 em que os cidadãos brasileiros aptos a votar escolheram seu presidente da república.

Por serem relativamente novos, os partidos políticos estavam pouco mobilizados e vinte e duas candidaturas à presidência foram lançadas.

Fernando Collor de Melo vence a primeira eleição, depois da era militar, no segundo turno das eleições de 1989, após foi prefeito em 1979 em Maceió, três anos depois foi deputado federal e 1986 ganhou a eleição para governador de Alagoas.

Era um político já reconhecido no Nordeste, principalmente em sua região – Alagoas, já tinha um carisma, apenas aprimorou seus recursos para chegar a Presidência da República. Já havia herdado de berço parte desta postura, pois vinha de uma família rica.

Seu partido pequeno e desconhecido PRN – Partido da Reconstrução Nacional, e que se denominava “O Caçador de Marajás”, surpreendeu os brasileiros, focando o seu trabalho de imagem e marketing nesse personagem.

Orientado por estes profissionais anunciou com grande estrondo a cobrança de 140 milhões de dólares dos usineiros do estado para com o Banco do Estado de Alagoas, havendo diversas repercussões positivas na imprensa.

Junto com um planejamento de Marketing, aprimorou o tom da voz, alinhou a gestos mais populares ou gestos que traziam segurança ao povo, vestiu-se de maneira adequada dependendo da ocasião, passando a impressão de um homem simples do povo, do dia a dia e falava para o povo, com palavras de entendimento comum, com orientação religiosa, frases do povo, frases que o povo queria e precisava ouvir, e alertava sobre os perigos de um possível governo de esquerda.

Collor sempre aparecia como guerreiro da nação, suas entrevistas tinha um ambiente calmo, com folhagens ao fundo, em uma casa comum, com boa aparência e um discurso carismático, expressava muito bem, era educado e de trato fino, cuidadoso com as palavras, ele usava gestos que passavam credibilidade, apertava uma mão a outra, chegava perto da câmera com o rosto, e suas frases eram “Vamos entrar juntos nessa caminhada”, “Não me deixem só”.

Foi o candidato que mais atacou Lula na história, mandava o adversário estudar e o acusava de cambalachos. Todas estas imagens eram bem fortes e pertinentes, que de uma certa forma devia prevalecer em pontos positivos para sua campanha.

Seus discursos eram baseados aos institutos de pesquisa variando conforme a necessidade do momento ou de cada região, ora sobre o combate à corrupção ou a absurda crescente taxa de inflação, onde o cidadão brasileiro mais luta até os dias atuais.

O povo estava eufórico, escolheria depois de muito tempo seu representante que ao seu modo de ver e pensar mudaria sua vida, sua história.

Fernando Collor de Mello conseguiu vencer seu adversário Luís Inácio Lula da Silva com 49,94% dos votos, 5,71% a mais que o petista. Teve uma grande aliada que reforçou seu marketing pessoal à emissora teve globo que manipulou alguns de seus debates, colocando no ar somente os pontos positivos.

Após sua vitória, a sua carreira política, foi muito conturbada com a era Plano Collor, confisco de dinheiro e escândalos.

Sempre manteve uma posição de superioridade, morava na Casa da Dinda, sempre com muito conforto, andou de Ferrari, pilotou avião, fazia cooper com jornalistas e curiosos e se manteve no cargo, com muito glamour. O moço humilde do povo havia tirado a casca.

Nos bastidores do Planalto central, ele isolou parceiros políticos, deixou as finanças na mão de PC Farias. Envolvimento em desvio de verbas em quase todos os órgãos públicos, não foi possível suportar a pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com