TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusc

Resenha: Fusc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Estado: um administrador poderoso

Arianne Hiran Bispo da Silva - 6277286017

A abordagem teórica, do poder, usa por Gérard Lebrun inicia conceituando “potencia” como sendo o desempenho de determinada atividade em qualquer tempo que para ser exercida necessita de “poder”. O que é poder? Existe poder dentro de um Estado?

O Estado Moderno é definido por Norberto Bobbio é ordenamento político com organização do poder. O poder está na mão do príncipe e seus funcionários que possuem força legitimam dentro de determinado território. O príncipe agora é um soberano.

O país que deseja ter ordem reconhece um soberano. Para explicar a autenticação de um monarca Lebrun recore ao Tomas Hobbes na afirmação do homem abre mão do seu estado de natureza e se torna cidadão. O motivo para o individuo fazer isso é sua fraqueza, agora ele quer segurança e só Estado tem poder e autonomia para garantir estabilidade. Max Weber define Estado sendo o monopólio do uso legitimo da violência física em determinado território, ou seja, o Estado tem poder de policia frente ao cidadão e deve protegê-lo. Santo Tomás coloca o homem como “animal político” que deseja a paz e bem comum. A paz interna de um país, no dicionário de Bobbio, é banir o “conflito social”. A situação segurança ambicionada pelo individuo.

O que faz a pessoa viver sobe as regras impostas pelo Estado é o medo e esperança, segundo Weber. Lebrun coloca como única razão da obediência o “castigo se infringir”. O Estado detém a verdade, “a essência da soberania” para Hobbes.

Em “o poder é confiado a indivíduos que governarão com base num contrato preciso, e estreitamente vigiados por seus mandantes” e “uma rede conectiva de gestão do poder” existe uma finalidade comum dos conceitos de Lebrun e Bobbio. Observe, o individuo contrata uma rede para administrar o poder.

O Estado estabelece uma ordem social e o poder mantém a “ordem social” estabelecida. O Estado com interesse na atividade econômica se desenvolveu nas mãos da burguesia, mas pensando também nas classes da sociedade, a dominação por meio das atividades produtivas é tradicional, no pensamento de Weber, o burguês aceita uma dominação de classe, com isso, o “bem-estar” é a necessidade no governo do poder.

O Estado político não é somente segurança e organização da sociedade civil, o Estado pode influir na economia, no entanto pode existir uma “sociedade burguesa separada da economia” uma mudança do século XX, faz surgir uma “ideologia” que afirma que o “desenvolvimento é exterior ao Estado”. A ideologia capitalista.

O poder cabe em abordagem conceitual como Estado, quando ambos são, a capacidade desempenhar funções, organizar de maneira jurídica, política e econômica uma sociedade dividida em classes, zelar e manter a segurança do “contribuinte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com