TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gislane Curcino

Monografias: Gislane Curcino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 Desenvolva um texto explicando com suas palavras qual o papel o professor durante as ações lúdicas não só na educação infantil, como também nos anos iniciais do ensino fundamental porque o brincar é necessário para o desenvolvimento integral das crianças Seu texto deve: • fazer referência ao conteúdo da Aula 1; • enfatizar a ação do professor na estimulação da criança; • ter entre 6 e 8 linhas. Valor: 0,0 a 0,5

Cabe ao Professor observar, brincar e interagir com as crianças para poder estimula-las. Assim o professor conhece as possibilidades e dificuldades que cada criança demonstra podendo assim reconhecer suas necessidades para ensiná-lo e intervir. É o professor quem faz a mediação da construção do conhecimento. Não se pode reprimir ou desestimular o aluno, eles devem aprender a respeitar seu espaço por meio das brincadeiras. A criança desenvolverá e aprenderá a seguir regras brincando. Pois brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação, assim ela integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

ALBARELI Ana Carolina. O lúdico, a criança e o educador. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd163/o-ludico-a-crianca-e-o-educador.ht> Acesso em 09/02/2014.

MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Disponível em: <http://plataformaead.unigran.br/webaulas/index.php> Acesso em: 09/02/2014.

1.2 No texto da Aula 1 você encontra conceitos importantes de autores. Copie abaixo o texto de Huizinga que explica a origem do termo jogo. Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa citar o nome do mesmo no final. Valor: 0,0 a 0,3

O autor abaixo descreve ainda a origem latina da palavra jogo e as respectivas traduções nas línguas românicas, justificando a evolução de ludus para jocus:

O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus […]. Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. […] Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar (HUIZINGA, 1993, p. 41).

MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Disponível em: <http://plataformaead.unigran.br/webaulas/index.php> Acesso em: 15/02/2014.

1.3 No final da Aula 1 encontram-se os conceitos fundamentais que você precisa assimilar para continuar seus estudos sobre a ludicidade. Escolha três que você considera mais significativos e copie abaixo: Valor: 0,0 a 0,3

Atividade lúdica: é toda atividade que proporciona diversão, alegria e prazer.

Jogos pedagógicos: também chamados de jogos educativos ou didáticos, são os jogos que permitem a aprendizagem, embora não forneçam o conteúdo diretamente ao aluno.

Lazer: ócio, vagar, tempo de folga, de descanso ou entretenimento, distração, divertimento, recreio.

Referência:

MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN. Acesso no dia 09/02/2014;

Atividades da Aula 02

2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8

Na brincadeira a criança pode fazer, por meio da imaginação, tudo o que é proibido ou impossível realizar na vida real, tal como dirigir uma astronave ou transformar-se num dinossauro, numa fada ou num príncipe encantado, esse “faz de conta” permite à criança desenvolver a capacidade simbólica que amplia os processos cognitivos.

(V)

A Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada em 1959, em dois dos seus 10 princípios declara o direito da criança brincar e divertir-se, responsabilidade da sociedade e das autoridades públicas.

( F)

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, nossa Carta Magna, em seu Artigo 227, assegura o direito à criança à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, (...) ao respeito, à liberdade, entre outros...

(V )

Em 1989, nova carta da ONU afirma que: “Brincar é um dos traços característicos da primeira infância. Por meio da brincadeira a criança, além de se divertir, amplia suas capacidades físicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com