TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Granulometria

Seminário: Granulometria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). De maneira geral a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões.

O conjunto de características de forma, dimensão e arranjo dos elementos mineralógicos constituintes do solo é denominado com textura. A medida de textura é feita através da análise granulométrica.

A análise granulométrica de um solo consiste na determinação do tamanho das partículas que o constituem e na sua distribuição em determinados intervalos; nela diversos tipos de solo são agrupados e designados em função das frações preponderantes dos diversos diâmetros de partículas que os compõem.

Não há uma única definição para os intervalos de variação dos diâmetros das partículas, No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, a classificação dos solos, de acordo com sua granulometria, é realizada conforme quadro abaixo:

Escala segundo a ABNT Classificação Diâmetro dos grãos

Argila menor que 0,002 mm

Silte entre 0,06 e 0,002 mm

Areia entre 2,0 e 0,06 mm

Pedregulho entre 60,0 e 2,0 mm

 Sedimentação

Preparou-se uma solução concentrada, chamada defloculante, composto por: 45,7 g de hexametafosfato de sódio (NaPO3) + 10 g de carbonato de sódio (Na2Cl3).

Colocou-se em uma proveta aproximadamente 600 ml d’água destilada com 45,7 g de hexametafosfato de sódio, deixando-os homogêneo, e completando com água destilada até chegar a um volume de 1000 ml. Desta solução foi retirado 125 ml, e completado até chegar 1000 ml (125 + 875). A partir desta mistura é possível determinar a variação de temperatura em função da densidade do defloculante.

Para determinar a correção do menisco. Tomou-se certa quantidade d’água destilada e colocou-se numa proveta, em seguida mergulhando o densímetro na mesma.

Em seguida colocou-se então 125 ml de solução (defloculante) com 100 g do material em um béquer deixando o mesmo em repouso por no mínimo 12 horas (no caso do experimento realizado no laboratório este tempo foi reduzido devido a restrição de tempo para a realização do ensaio), antes que se iniciou o ensaio.

Posteriormente esta amostra foi colocada em um dispersor durante 15 minutos, para que ocorresse a desagregação das partículas. Transferiu então, após os 15 minutos esta amostra para uma proveta completando a mesma até 1000 ml. O mesmo foi agitado durante 1 minuto.

Para começar o ensaio é introduzido o densímetro, fazendo-se leituras para cada tempo determinado, e anotando os valores correspondentes.

Ressaltando que as três primeiras leituras são realizadas sem retirar o densímetro da proveta. As demais são feitas colocando e retirando o densímetro, tendo cuidado de introduzi-lo de 15 a 20 segundos antes da realização da leitura.

Figura 13 – Determinação Umidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com