TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indexação, Desindexação E Inflação

Pesquisas Acadêmicas: Indexação, Desindexação E Inflação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Um leitor que não se identificou me perguntou o que são "indexação" e "desindexação" e como elas ajudam no combate à inflação.  Baseando-me no significado da palavra de acordo com a gramática da língua portuguesa, "indexação" e o ato de tornar algo um índice,  incluir numa relação de outras coisas. "Desindexação" é o oposto. Em economia, "indexação" é a transformação de uma potência monetária - salário, conta corrente, caderneta de poupança, etc. - em algo corrigível automaticamente de acordo com um índice de preços, e "desindexação" é a eliminação dessa potência monetária. Pode-se também dizer que a indexação é um processo de aumentos contínuos de preços em relação à desvalorização da unidade monetária. Essa desvalorização é a diminuição do poder de compra da unidade monetária, que no nosso caso é o real. Quando isto acontece, ocorre a inflação, cujas causas podem ser o aumento dos custos de produção (inflação de custos) e/ou o aumento da demanda (inflação da demanda).  As soluções mais indicadas pelos economistas para resolver esses problemas são a utilização das políticas monetária e fiscal, para conter a demanda agregada, e a interferência direta nos mercados de bens e fatores de produção para conter os aumentos de preços e salários. 

Para combater a inflação, costuma-se considerar a preferência pela estabilidade de preços, que resulta da necessidade de se evitar a aceleração das taxas e a transformação do processo em inflação galopante. Busca-se também evitar o desincentivo à aplicação em cadernetas de poupança e o surgimento de uma distribuição de renda regressiva. Se isto ocorresse, causaria um alocação ineficiente de recursos. No Brasil, a inflação criaria dificuldades no balanço de pagamentos se os preços dos produtos e serviços comercializados dentro do país crescessem mais do que os dos que são comercializados dentro dos países que atuam como seus principais parceiros comerciais.  O Brasil sofreria perdas de competitividade nas exportações e isto incentivaria o crescimento das importações. Como resultado, teríamos um clima de incertezas que afetaria negativamente a conta capital no balanço de pagamentos. 

Parece irônico dizer isto quando o assunto é economia: "Tudo tem seu preço." Mas em termos financeiros tal frase corresponde à realidade. Embora pareça uma contradição, muitas vezes as medidas de combate à inflação geram aumentos preocupantes no índice de desemprego e na produção de bens e serviços. É inevitavelmente necessário comparar os custos associados à inflação propriamente dita com os custos associados ao próprio combate. Ou seja: eliminar a inflação parece ser algo impossível. Por mais baixos que sejam seus índices, sempre existirão e poderão voltar a aumentar.  Para que isto seja evitado, o governo precisa criar mecanismos para que seus efeitos sobre a poupança, a distribuição de renda, a alocação de recursos e o balanço de pagamentos sejam os mínimos possíveis. É a isto que se chama "indexação da economia". 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com