TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Joaquim Barbosa

Ensaios: Joaquim Barbosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Palestra

Joaquim Barbosa

O mineiro Joaquim Barbosa, vem de uma família muito pobre, seu pai era pedreiro, sua mãe dona de casa. Mesmo com muitas dificuldades durante sua infância e adolescência, Joaquim Barbosa sempre teve um grande sonho de estudar. Não desistindo do seu sonho, aos seus 16 anos saiu de Minas Gerais à caminho de Brasília, onde foi sozinho, arrumou um emprego e completou seu segundo grau, depois disso se formou em Direito na Universidade de Brasília, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Foi procurador da República, depois licenciou o cargo e foi estudar na França, durante quatro anos, conquistando um mestrado e doutorado em Direito Público na Universidade de Paris. Voltou para o Brasil e se tornou procurador do estado de Rio de Janeiro, onde também se tornou professor da Universidade do Rio de Janeiro. Estudou nos EUA, Inglaterra, Áustria e Alemanha. Foi indicado pelo ex-presidente Lula, ao cargo de Ministro do STF, e foi também eleito pela Revista Time, como um das cem pessoas mais influentes do mundo.

Joaquim Barbosa iniciou a palestra falando sobre a história do Brasil e sobre o conceito de ética, onde diz que, “Ética é a orientação racional da conduta humana que se aplica no público e no privado”. Mesmo falando que a ética se aplica sobre a conduta humana, Barbosa diz que nem sempre as mesmas regras que se aplicam para os cidadãos, se aplicam para os governantes, aparentemente.

Barbosa citou Maquiavel, que descreveu um modelo de governo, que não existia antigamente, um tipo de legitimidade baseada nas ações do governo. E já na atualidade os governantes agem com o consentimento implícito dos eleitos, ou seja, fazem as coisas nas entrelinhas.

Nos últimos 18 meses, Barbosa esteve viajando pelo país, e visitou grande parte dos presídios brasileiros, alegando que nunca tinha visto algo tão bárbaro em sua vida, que o assustou, e disse que os presídios estão preparando os detentos para viver como animais quando conseguir sua liberdade. Também falou da corrupção na política, e disse, que a confusão entre o privado e o público está pregada na cabeça dos brasileiros, e falar que o brasileiro tolera o roubo mais fácil do que os outros, é algo ridículo.

O ex-ministro declarou que o Brasil está entre as sete economias do mundo, e houve um grande avanço na economia nos últimos 20 anos. Declarou também que o páis passa por um período de estabilidade com mais de 25 anos da implantação da Constituição.

Joaquim Barbosa comparou os métodos das eleições antigas com as atuais. Em 1872, 13% da população votava, já hoje aproximadamente 70% da população vota. Hoje, o país tem um sistema de processo eleitoral muito eficiente, onde o resultado das eleições é declarado em poucas horas.

Barbosa termina a palestra falando que acredita no Brasil, que nosso país teve um avanço muito grande no desenvolvimento comparado com o Brasil de anos atrás, mas ainda tem muitas coisas para ser melhoradas, principalmente a educação, pois os países que investiram na educação no passado, hoje são países desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com