TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Tese: Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

Liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição. É a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente. Quando o gerente não tem liderança, o funcionário adota a estratégia de fingir que faz ou que obedece e faz o mínimo necessário para não perder o emprego. A liderança traz o poder sólido e sustentável. Para falar de liderança é necessário que se faça uma explanação sobre o que vem a ser organização. Objetivos e recursos são as palavras chaves na definição de administração e também de organização. Uma organização é uma combinação de recursos que deliberadamente realiza algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Em outras palavras pode-se dizer que é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, além de pessoas as organizações utilizam outros recursos, como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo, espaço e conhecimento. Um sistema é um todo complexo e organizado, formado de partes ou elementos que interagem, para realizar um objetivo explícito.

2. LIDERANÇA

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.

Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo (unidade de combate equipe de trabalho, grupo de adolescentes). O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados.

Tipos ou estilos de liderança

Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal.

Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Liderança na Organização

Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, como conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

Embora algumas correntes ainda insistam em associar liderança a atributos, a qualificações ou ao “carisma” de indivíduos, os teóricos há muito passaram a priorizar as relações, e não a pessoa, como o objeto de estudo da liderança.

Os atributos, se bem desenvolvidos, são importantes; se mal desenvolvidos comprometem a eficácia dos líderes. Ainda ele: “os líderes que exibem atributos sem resultados têm idéias sem substância”. É nesse ponto que questionamos os esforços dos profissionais de RH quando elaboram projetos detalhados de mapeamento do perfil competências em liderança, mas com muita dificuldade para vincular esse “mapa de competências” a resultados (ou números) que devem ser, necessariamente, obtidos para validar os esforços e comprovar a eficácia do RH. O poder da liderança pode contribuir com mudanças positivas em todos os campos da vida do ser humano, no trabalho, em casa ou até mesmo em relacionamentos.

A Liderança se baseia em propósito, visão e valores. Não é uma qualidade que possa ser racionada ou controlada. O propósito estabelece o destino. A visão é para ver onde você está indo e o valor para guiá-lo em direção a um futuro de sucesso sustentável em longo prazo. Portanto os líderes são necessários para guiar a organização e desenvolver outros líderes.

Líder: o que se espera dele? Onde encontrá-lo?

É esperado do líder que ele tenha habilidade para controlar suas emoções; inspirar e criar um clima de cooperação e confiança; unir pares e subordinados; influenciar e persuadir; estar preparado para tensões, conflitos e problemas e resolver as diferenças; estar preparado para dar um senso de proteção, ajudar a comunicar e entender por que a mudança é necessária. A competência de atuar dentro de um grupo, entendê-lo, persuadi-lo para torná-lo uniforme e direcioná-lo em torno de um propósito maior materializando tudo em resultado, identifica não apenas a capacidade esperada para um líder, mas também, a habilidade exigida dele no gerenciamento de pessoas.

Mas há alguma fórmula para se acertar na escolha? Saber se uma pessoa que demonstra aptidão em determinada circunstância terá o mesmo desempenho em outra será sempre uma incógnita. As pessoas são geralmente compostas de elementos de probabilidades e incertezas e suas atitudes não são oriundas de uma equação que possibilite antever qual será o resultado. Na verdade, é possível apenas esperar. Como num jogo de futebol, muitas vezes só se terá certeza do resultado com o apito final do juiz. Sendo assim, é pouco provável que, mesmo que alguém seja “colocado” como líder, seja esperado algo diferente dele em comparação com outra pessoa que já tenha demonstrado tal capacidade.

Identificar a capacidade de cada um é fundamental para a seleção das pessoas certas, mesmo assim, toda decisão de escolha tem seu grau de risco. Técnicas poderão minimizar, mas jamais eliminar as incertezas.

A importância do líder para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com