TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lkasajidisjd

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Aluno: Kevim Valdes Ibañez

Ludimila Fernandes Rocha

TRABALHO DE AGROSTOLOGIA

Salvador – Bahia

Julho 2014

Kevim Valdes Ibañez

Ludimila Fernandes Rocha

TRABALHO DE AGROSTOLOGIA

RELATÓRIO DE CAMPO

[pic 2]

 

 Salvador -Bahia

Julho  2014

O presente relatório tem o objetivo de descrever a aula de campo na Fazenda Experimental de Medicina Veterinária da UFBA no dia 18 de Julho de 2014 ministrada pelo professor Jonival Costa.

De acordo com o professor Jonival, a fazenda tem cerca de 12 anos de fundação que não era uma propriedade de exploração rural e sim uma central de difusão de rádio, com uma área aproximadamente de 100 ha. Foi realizado um projeto acadêmico para se tornar mais viável e agrega tanto pesquisa quanto produção, para manutenção da fazenda através da produção de leite, sendo de cunho auto-sustentável ao gerar receita com a produção local sem receber auxílio econômico da UFBA. Quando foi repassada para a UFBA havia apenas poucos pés de capim Brachiaria. Optou-se pela implantação do capim Tanzânia, pensou-se em realizar irrigação mas não existia vazão suficiente pra irrigar, então se escolheu por sequeiro. É importante ter atenção para a adubação e condições ideais para o capim Tanzânia a fim de ser evitar rebrota da Brachiaria decumbens e da Brachiaria humidicola. Além disso tem o perigo das formigas que se não houver controle pode destruir o capim Tanzânia, deixando espaço para a Brachiaria dominar.

É utilizado na fazenda o sistema rotacionado, que é a forma de se utilizar a pastagem, onde as áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. É uma forma importante de se ter o controle sobre a pastagem. Os períodos de ocupação e descanso são determinados pelo seguinte cálculo: Período de Descanso dividido pelo período de ocupação mais um. Leva-se em consideração que o período de ocupação varia de 1 a 7 dias, pois além disso já começa a haver rebrota, enquanto que o período de descanso varia a depender da forrageira. Na fazenda presente , foi determinado o período de descanso de 36 dias e período de ocupação de 4 dias com 10 piquetes de mesmo tamanho. Por não possuir sombra em todos os piquetes foi utilizado o sistema em que se construiu um corredor central que serve para os animais irem direto para a sala de ordenha e colocou-se no meio do corredor água, mineral e sombra. Somente o piquete que os animais estão é que fica aberto com acesso para o corredor, sendo uma forma de se aproveitar melhor a área deixando os animais livres para circular entre o corredor e o piquete determinado para ocupação. A desvantagem é que pela presença da sombra e concentração dos animais num determinado local, ocorre acúmulo de fezes e urina, além de que quando chove forma-se lama que é uma das principais causas da mastite em gados de leite. Para se evitar isso, na implantação do capim Massai, foi realizado o processo de maneira diferente na unidade dois, no qual o corredor é somente para encaminhar os animais diretamente para a ordenha e como haviam sombras foram colocados pontos com água disponível em um bebedouro móvel no piquetes. Para um eficiente sistema rotacionado, deve-se ajustar a pressão de pastejo de acordo com a capacidade do pasto. Se não for feita a adubação tem que se reduzir o número de animais, pois a rebrota irá ser mais lenta, logo se terá uma produção de forragem menor. Caso isso não seja feito, irá prejudicar na próxima rebrota e assim ocorrerá degradação da pastagem, por isso é importante se ter um manejo correto e eficiente, assim como irá influenciar na produção do leite. Como forma de resolver o problema no ciclo do pastejo rotacionado, pode ser adicionado suplemento no cocho para suprir a falta de nutrientes ou transferir os animais para outra área.

Rebanho é mestiço possuindo zebuíno com holandês (meio sangue, grande carga de Gir). Possui potencial para produzir leite 10 a 12 kg de leite por vaca/dia a depender da qualidade do pasto.

É fundamental saber que os gados tem alto poder de seleção de forrageira para alimentação e com uma boa disponibilidade obtém um grande produção, porém com pouca disponibilidade alimentam-se de maneira deficiente comprometendo a produção.

Na produção de leite existe: vacas em produção, vacas gestantes e vacas secas (quando termina o período de lactação e estão aptas a serem cobertas). Não existe cobertura natural, somente inseminação artificial, sendo que já existem projetos experimentais com transferência de embriões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com