TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCOSUL

Tese: MERCOSUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

1. MERCOSUL

A integração é fenômeno comum no mundo deste final de século. Quase todas as grandes economias mundiais encontram-se, de alguma forma, envolvidas em processos de integração econômica. Estados Unidos (NAFTA), Europa (União Européia), América latina (Pacto Andino e MERCOSUL), Ásia (Cer,) e África (Sadec) - a integração está por toda a parte.

1.1 Nome e Criação

Mercado Comum do Sul (Mercado Comun del Sur – MERCOSUL), criado em 26.3.1991, em Assunção (Paraguai), onde Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram o Tratado de Assunção que formalizou o Mercosul, bloco econômico em vigor desde 1º de janeiro de 1995.

1.2 Países membros do MERCOSUL

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai.

A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.

Os países Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas como membro observador. Para fazer parte do bloco, é preciso estar primeiramente associado à ALADI, Associação Latino-Americana de Integração.

1.3 Associados e Sede

Os países associados são Bolívia e Chile e sua sede se encontra em Montevidéu (Uruguai).

1.4 Maior cidade do MERCOSUL

São Paulo – Brasil

1.5 Idiomas oficiais e de trabalho do MERCOSUL

Português e Espanhol.

1.6 Moedas dos países integrantes do MERCOSUL

Peso argentino (Argentina)

Real (Brasil)

Guarani (Paraguai)

Peso uruguaio (Uruguai)

1.7 Moeda dos Estados associados

Boliviano (Bolívia)

Peso chileno (Chile)

Peso colombiano (Colômbia)

Nuevo sol (Peru)

Dólar americano (Equador)

1.8 Características e importância

Entre os acordos estabelecidos entre os países-membros estão a livre circulação de bens e serviços, além do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), que consiste na padronização de preços dos produtos dos países para a exportação e para o comércio externo. Por exemplo, um produto “x” vendido à China pela Argentina terá o mesmo preço caso a China resolva comprá-lo do Brasil.

Estruturado a partir dos modelos existentes de mercados regionais, o Mercosul caracteriza-se por ampliar e melhorar o ciclo de exportações entre os seus países-membros, o que vem ocorrendo nos últimos anos. Antes da criação do bloco, os vizinhos sul-americanos não eram grandes parceiros econômicos, mas atualmente essas relações já se alteraram.

A Argentina, por exemplo, desde os anos 1990 figura entre os mais importantes países que compõem o comércio exterior brasileiro. O Brasil, atualmente, é o maior mercado consumidor de Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e, provavelmente, em breve se tornará também o principal mercado exportador, principalmente pelo fato de ser o país mais industrializado do grupo.

A propósito, a economia brasileira é, de longe, a mais importante do grupo. O PIB do país, por exemplo, representa mais de 55% do valor total do bloco. Além disso, a população brasileira representa quase a metade dos habitantes dos países-membros, tornando o país um mercado consumidor em potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com