TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nepotiamo

Resenha: Nepotiamo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

A cada dia nos deparamos com noticias de escândalos políticos, envolvidos neste contexto (nepotismo). É considerado por muitos uma pratica anti-ética. Apesar de em vários países, o exercício desta pratica não ser contra a lei, quando é feita com intenção e é descoberta, pode trazer graves problemas tanto ao funcionário publico que foi favorecido como ao que favoreceu.

No caso do que aconteceu com a Ministra da Justiça em Portugal é mais que óbvia a pratica de nepotismo. Segundo o Doutor Marinho Pinto esta colocou 15 “tachos” em cargos favoráveis e bem remunerados. Este é um abuso da autoridade política, pois a Ministra Paula Teixeira Cruz, cedeu lugares, ao seu namorado, familiares e amigos do mesmo. Como já haverá referido, muito dos quais são advogados e não teriam qualquer hipóteses de sobrevivência no país sem a ajuda dos “padrinhos”, na atualidade. Mas o que mais que perturbação, é de esta ter inventado cargos especais, de extrema inutilidade, apenas para satisfazer os amigos, com ordenados grandes, suficiente para pagar no mínimo três subsídios de desemprego, ás mesmas pessoas que descontam para os “mealheiros” do Estado.

O caso do presidente Sarkozy, também é um pouco, exagerada, colocar o filho, um estudante de segundo ano de Direito, com apenas 23 anos, responsável pela urbanização do distrito mais rico de França. Esse caso apesar de ser grave, tem lógica e vai ao encontro da teoria de Adam Bellow, do nepotismo a favor da família e dá genética, o presidente apenas estava a garantir o futuro estável do parente, mas podia espera que o filho termina-se o curso para depois, através dos seus amigos e “contactos” encontrar um emprego estável para o mesmo, na sua área de estudo e com responsabilidades controladas para sua idade.

A situação referida no trabalho, a cerca do Brasil, em certo ponto, pode ser apenas mera coincidência, a que salientar que o nome de família e o historial da mesma, ajudou a beneficiar em alguns pontos e a abrir muitas portas.

Angola, é um país pobre e a probabilidade de existir corrupção e enorme, mas a situação de nepotismo e bem visível, e pode até ser considerada “palpável” devido ao seu exagero,são três parentes de 1ºgrau do Presidente angolano, a ter favorecimento, perante outros funcionários públicos, pessoas especialistas em áreas,com mais capacidades e mais aptas para o determinado cargo.

Em tom de curiosidade, nós Açores também existem casos de corrupção - não através do nepotismo, pelo menos por mim encontradas – supostamente, feitas “as vistas e as claras”, bem evidentes, para a população açoriana, mas completamente desprezadas, devido ao carinho e confiança depositados nos representantes políticos regionais.

A meu ver, o níveis de corrupção são de grande exageros, há que ter atenção, porque não se fica apenas pelo nepotismo, existem muitos outros tipos de corrupção, e segundo o Transparency Internacional, os países mais pobres são os que sofrem mais com isso. Todos os anos é feito uma sondagem, a nível mundial, para averiguar a corrupção. E são nulos os países onde a taxa é nula, em dois mil e catorze, a Dinamarca era o país com o índice mais baixo, de 8 valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com