TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo, Como Sistema Econômico, Político E Social Dominante Surgiu Muito Lentamente, Em Um Período De vários séculos, Primeiro Na Europa Ocidental E, Depois, Em Grande Parte Do Mundo. Sobre Esse Capitalismo Nascente Escreveram Os Primeiros Te

Dissertações: O Capitalismo, Como Sistema Econômico, Político E Social Dominante Surgiu Muito Lentamente, Em Um Período De vários séculos, Primeiro Na Europa Ocidental E, Depois, Em Grande Parte Do Mundo. Sobre Esse Capitalismo Nascente Escreveram Os Primeiros Te. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  3.219 Visualizações

Página 1 de 3

Estudos Disciplinares

ICSC – Curso: Ciências Contábeis – Ficha 5

Disciplina: Geopolítica, Regionalização e Integração

Campus: Data: / /

Nome:

RA: Turma:

Questão 9 – As mudanças na organização do espaço, sob a égide do capitalismo, ocorrem nas esferas econômica, social e cultural, intensificando, desestabilizando as relações entre países, povos e nações.

Sobre esta questão analise as informações abaixo:

I. O estabelecimento de uma nova divisão do trabalho, a partir de divisão territorial de indústrias, em que as de ponta concentram-se nos países centrais ou desenvolvidos.

II. A formação de grandes concentrações financeiras com a hegemonia do capital internacional, com organizações, como FMI, BIRD, o Nafta, controlando seu fluxo e realizando operações nos países desenvolvidos.

III. Formação de complexas agroindústrias dominadas por grandes empresas transnacionais (BUNGE, Monsanto, etc.) apoiados na biotecnologia, engenharia genética, transgênicos e recentemente na nanotecnologia.

IV. A adesão dos países subdesenvolvidos e periféricos às políticas neoliberais, provocando a desarticulação de setor estratégico, porém aumentando a atuação do Estado e a sua obrigação com políticas sociais clientelistas.

V. A ascensão no mundo pós-guerra fria dos conflitos civilizacionais étnico-religiosos, ou seja, conflitos culturais nações e grupos de diferentes civilizações.

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas somente as afirmativas II e III.

b) Estão corretas somente as afirmativas II e IV.

c) Estão corretas somente as afirmativas IV e V.

d) Estão corretas somente as afirmativas I, III, V.

e) Estão corretas somente as afirmativas II, III, V.

Justificativa

Questão 10 – Texto: A metáfora da mão invisível.

“É assim que a metáfora da mão invisível, idealizada no liberalismo clássico nos horizontes do Estado-nação, ressurge idealizada pelo neoliberalismo nos horizontes da globalização. Aos poucos, as produções e reproduções da cultura de massa em escala mundial criam a ilusão de uma universalização das condições e possibilidades do mercado e da democracia, do capital e da cidadania”. (Fonte: Ianni O. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. p.133)

O texto está relacionado a vários processos em curso no mundo atual, no bojo dos quais:

a) O Estado-nação, em função da governança exercida no âmbito dos blocos econômicos regionais, tornou-se figura obsoleta no cenário econômico e político nacional e internacional.

b) Destacam-se a segmentação das atividades empresariais em escala mundial e as rigorosas limitações relativas à mobilidade internacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com