TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EXPORTAÇÃO?

Casos: O QUE É EXPORTAÇÃO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  652 Visualizações

A exportação se dá quando uma mercadoria que é produzida dentro do país é negociada com outro país ou bloco. "Exportação é a saída da mercadoria nacional ou nacionalizada do território nacional, por um prazo limitado (exportação temporária) ou a título definitivo." (WERNECK, 200l, p. l4)

O procedimento de exportação exige muito tanto do importador (aquele que compra) como do exportador (aquele que vende). Geralmente nesse processo de compra e venda de mercadoria, quatro aspectos se sobre saem, o negocial, o logistico, o cambial e o fiscal.

O aspecto negocial inclui negociação de preço e condição de pagamento, elaboração de contrato e emissão de fatura comercial.

O aspecto logístico analisa a maneira mais rápida e segura de entregar a mercadoria em boas condições ao comprador. Neste aspecto encontramos embalagens, transporte interno até o local de embarque, transporte externo até o local de desembarque de cada transporte e também armazenamento.

O aspecto cambial abrange definição da moeda, operações de câmbio e transferências de pagamento do importador para o exportador.

O aspecto fiscal envolve a emissão dos documentos para despacho da exportação e liberação da importação, pagamento de taxas e impostos e desembaraços aduaneiros (nacional e internacional).

"Exportação, são as normatizações com que cada país administra seu comércio com os demais, regulando as formas, métodos e deliberações para viabilizar este comércio." (MALUF, 2000, p. 23).

Não somente a venda e o processo realizado para exportar, enriquece a empresa nacional, em termos de responsabilidade e experiência, mas também a apresentação do produto nacional em um mercado totalmente diferente e concorrido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com