TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que as manifestações realmente significam?

Projeto de pesquisa: O que as manifestações realmente significam?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Durante anos a maioria do povo brasileiro manteve-se passivo sobre a realidade política nacional, porém por trás desse conformismo aparente havia uma grande indignação submersa e a grande indiferença deu lugar a uma revolta imensa e o Brasil mobilizou-se e deixou o comodismo de lado e foram as ruas com cartazes em busca de melhorias para o país.

As manifestações movimentaram o Brasil tudo começou com a insatisfação no aumento das tarifas da passagem de ônibus, os cidadãos usuários do transporte público sentiram-se lesados com o reajuste e começaram a protestar contra o aumento.

Os protestos logo evidenciaram novas reivindicações e o aumento na tarifa foi somente o estopim para novos movimentos em busca de direitos e melhor estrutura em vários aspectos da sociedade.

1. O que as manifestações querem dizer efetivamente?

Grandes transformações sociais, políticas e culturais que ocorreram em diferentes épocas e países iniciaram a partir de pequenos gestos, um bom exemplo foi a Revolução Francesa, em 1789 que com as palavras de ordem de Igualdade, Liberdade e Fraternidade proporcionou a queda do absolutismo não só na França, como em outros países da Europa.

O Brasil já vivenciou períodos de movimentos populares com grande êxito e impacto que culminou na mudança da política nacional, em 1992 o país presenciou o movimento “Fora Collor”, esse movimento liderado por jovens que saíram as ruas de “cara pintada” com as cores da bandeira nacional mostrando seu orgulho pela nação, conseguiu o impeachment do então presidente Collor no Congresso Nacional.

Os protestos surtiram efeito e Collor acabou renunciando o mandato, tais eventos mostram o quanto a população reunida tem poder de modificar a sociedade, em 1895, Gustave Le Bon, afirmou o seguinte sobre as sociedades do futuro:

“Em que idéias fundamentais se vão basear as sociedades que sucederão a nossa? Por enquanto, não o podemos saber. Mas podemos prever que terão que contar com um novo poder – último poder soberano da idade moderna: o poder das multidões. [...] No momento em que as nossas antigas crenças vacilam e desaparecem, em que os velhos pilares das sociedades desabam, a ação das multidões é a única força que não está ameaçada e cujo prestígio vai sempre aumentando. A época em que estamos a entrar será, na verdade, a era das multidões.” (Psicologia das Multidões, 2008).

As manifestações demonstraram que o povo cansou de manter-se inerte perante os problemas que ocorrem no país e os protestos que presenciamos foi a reação da sociedade brasileira face ao aumento das tarifas de ônibus, obras superfaturadas da copa, mau uso dos recursos públicos, educação de má qualidade e etc.

2. È praticada a justiça social no Brasil?

Em face das grandes desigualdades sociais que presenciamos em nosso país é difícil é afirmar que a justiça social de fato é praticada no Brasil. Como garantir que se pratica justiça social em um país onde as disparidades são gritantes e a cada dia só aumentam? O nosso país é gigantesco no que se diz respeito ao território e também é quando o assunto é desigualdade de direitos e justiça social.

O que se nota é que o imposto pago pelo grande empresário que tem um poder aquisitivo consolidado é o mesmo que incide sobre o trabalhador que recebe um salário mínimo.

Os impostos afetam de forma desigual o rico e o pobre, e nos faz refletir o porquê os dois pagam o mesmo valor, nos põe a pensar também por que o pobre mesmo recebendo um salário mínimo que as vezes não supre as necessidades básicas de sobrevivência.

O trabalhador baixa renda ainda é bombardeado com reajustes de impostos, o governo permite o aumento de impostos e tarifa de transporte público, alimentação e outros bens de consumo básicos a sobrevivência, portanto a justiça social não é praticada no Brasil.

3. As redes sociais e as manifestações

Um fator interessante e importante das manifestações de junho de 2013 foi a ampla participação popular por meio das redes sociais, a nova cultura da tecnologia teve papel importante no manifesto, pois as mesmas garantiram a cada um a liberdade de se expressar, pensar e julgar o que ocorria no Brasil.

Nessa perspectiva cada um podia emitir suas impressões em relação ao protesto e as discussões que cercavam o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com