TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é justiça?

Tese: O que é justiça?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  3.896 Palavras (16 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 16

Com base em tudo o que você leu até agora, comente (no máximo em duas paginas) a afirmação: A existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.

R: Diante da leitura realizada na Unidade 1 Dimensões conceituais e históricas do Estudo dos Problemas e Políticas Sociais, são possíveis observar que seguindo o processo histórico com suas modificações à base de grandes dificuldades enfrentadas para organizar e/ou reorganizar situações existências no que tange a melhoria destinada a sociedade de forma homogênea não será fácil, visto que todo processo de mudança por si só já absorve dificuldades naturais, em se tratando de uma mudança ao nível de conter o contingente abaixo da linha da pobreza, essas dificuldades ganharão referencias numéricas de proporções ainda maiores ate porque o nosso país irá necessitar de reformas em todos os segmentos relacionados, ou seja, é necessário educar e reeducar o cidadão brasileiro, isso diretamente implicará em uma política voltada exclusivamente ao segmento educacional brasileiro, ou seja, as políticas educacionais deverão agregar novos gastos de certa forma estratosféricos para garantir ao “cidadão” reconhecimento como tal, a partir de então se faz necessário uma modificação no comportamento consumista ao qual fomos e somos educados, em concomitância teremos a necessidade de propiciar mudanças em outros segmentos para que os “cidadãos” que vivem abaixo da linha de pobreza posam ter oportunidades iguais, se não iguais ao menos comparáveis a todos aqueles a qual tem sua existência baseada na Carta Magna, (mas que são excluídos desse contexto) perpassando assim ao segmento da saúde publica, a segurança publica e finalmente a políticas publicas responsáveis e com objetivos concretos capaz de elevar o individuo de reles ser abaixo da linha de pobreza a cidadão com dignidade. Por isso é plausível afirmar que apenas o crescimento econômico de uma nação não implicará de forma concreta nessa elevação, ou seja, é preciso que o país deixe de ter essa política paternalista e passe a exercer sua função devidamente dando ao cidadão o direito a uma vida digna através de deveres aos quais poderão lhes ser conferidos a partir do momento em que este tiver o poder de tomar iniciativas diante das suas necessidades, no entanto, o crescimento econômico deverá versar sim enquanto agente contributivo para a resolução dessa problemática, pois a partir do momento que o país apresentar soluções nas políticas educacionais, de saúde, poderá certamente galgar esse crescimento econômico.

O que é justiça?

Ter uma definição do que é justiça, torna-se uma tarefa um tanto quanto complicada, pois se observarmos o desenvolvimento humano a partir do momento em que o mesmo desenvolve um nível de discernimento, naturalmente desenvolve o que se pode dizer de senso de justiça, passando a julgar intuitivamente cada situação decorridas na sucessão dos seus dias. Observa-se que esse julgamento natural ocorre não só nas leis e instituições, mas ate mesmo nas ações ocorridas na individualidade, de maneira que é possível afirmar que o ser humano em um julgamento próprio pode se tornar justos ou injustos, isso irá variar de acordo com o prisma ao qual esse ser humano tem para com o que lhe é justo ou injusto. Se buscarmos na linha do tempo entre vários filósofos é possível observar que desde Aristóteles que é possível arguir que cabe à lei dar uma definição do que é justo ou injusto, de maneira que se entende por justo aquilo que é permitido por lei, consequentemente será injusto tudo o que é proibido pela lei, talvez por isso mesmo na atualidade não se acredita muito no que se define por justo ou injusto, há tempos atrás se acreditava que em hipótese alguma um governante pudesse fazer usufruto do poder para prejudicar o que é publico, no entanto é rotineiro sabermos, presenciarmos fatos de total injustiças cometidas por nossos representantes não observando o conceito de justiça dado pela lei, proporcionando desmandos prejudicando a população que deveria ser protegida pelos atos governamentais dos mesmos.

Justiça: é o que é feito de acordo com as regras impostas pela sociedade, e ditas pela constituição.

Bom, sempre entendi a justiça como algo que diferencia o certo e o que é errado. É o que julga o certo e o errado. Acho que o objetivo principal da justiça é fazer acontecer à ordem entre as pessoas. O certo é o cumprimento da constituição federal, é o que não precisa ter uma punição, o errado é aquele que de alguma forma prejudicou ou fez mal para alguém e esse sim será punido, acho que é por aí que as pessoas são julgadas pelos seus atos. Mas nem sempre o que é certo para um, é certo para o outro. Acredito que se você faz uma coisa boa recebera o que merece, assim como se fizer uma coisa do mal também. Na minha visão justiça é a aplicação da lei, em diferentes aspectos para o beneficiamento da população por ex. justiça do trabalho, auxilia o trabalhador quanto aos seus

direitos trabalhistas, justiça eleitoral, para criação das leis tanto quanto para o benefício

da população como também para o melhoramento da cidade ou do estado. Justiça: E o balanço do certo e o errado onde nos ouvimos a todo momentos as pessoas dizerem a todo o momento, mas acontecer na pratica ai já e outra coisa principalmente aqui no nosso Brasil. Para o Novo Dicionário Aurélio, justiça pode ter a definição com virtude que versa em dar a cada ser, em consonância com o direito aquilo que lhe é pertencido.

(b) O que é um direito?

Direito: é o que as pessoas podem exigir saúde, educação, moradia, lazer, segurança publica. Todos tem o direito de liberdade.

Como estamos estudando o cooperativismo vou falar mais sobre o direito

dos trabalhadores e dos cidadãos de bem. A grande maioria dos trabalhadores não sabe ou não entendem dos seus próprios direitos.

Direitos esses que valorizam o trabalhador na hora de fazer o acerto na sua demissão. Muitas empresas que tem uma demanda grande de funcionários com por ex: as cooperativas

que pegam para trabalhar pessoas que muitas vezes não tem um conhecimento mais aprofundado sobre seus direitos acabam fazendo seus próprios direitos sobre essas pessoas que não entendem muita coisa.

É ser respeitado pelos seus direitos e cumprir os seus deveres de cidadão. Também é o direito de ser livre, pertencer à religião, sociedade, lugar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com