TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século De Luta Pelo Direito à Saúde

Dissertações: POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século De Luta Pelo Direito à Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  3.833 Visualizações

Página 1 de 3

"POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde"

O documentário conta a história das políticas de saúde em nosso país. Começa a contar desde 1930 ate 2006, basicamente o que se nota é que nosso país evoluiu bastante nas questões política de direitos humanos. No principio o que se sabe é que não existia igualdade, apenas os ricos tinham direito a saúde, pois pagavam suas consultas, e os pobres como não tinham dinheiro recorriam a outros métodos como benzedeiras , parteira, remédios fitoterápicos . E com a vinda de doenças transmissíveis e epidemias no Brasil, começou a influenciar na economia, que na época era basicamente de exportação para outros países, que passou a perder credibilidade porque ninguém queria parar em um porto cheio de doenças. Com isso começaram a pensar no povo.

E com o tempo o Povo começou a lutar por seus direitos, e assim conseguiram mudar a realidade do país, saindo às ruas. Hoje nos temos o SUS que foi um direito conquistado pelo povo, que no papel tem tudo para dar certo, mais esse direito a saúde de qualidade ainda é de quem tem dinheiro. Pois nossa realidade hoje em 2013 é de pessoas morrendo em hospitais por falta de macas, leitos, equipamentos. Hospitais lotados, profissionais de saúde sobrecarregados e pouco valorizados.

E infelizmente não é por falta de verba publica, pois pagamos nossos impostos superfaturados, e sim por falta de boa vê das pessoas que administram esse dinheiro ate o local devido. Mais hoje em 2013 tanto tempo depois o povo saiu às ruas novamente para que seus direitos sejam respeitados, pois essa mudança é continua.

RESUMO DA HISTORIA

Republica Velha (até 1930) que foi o período das doenças transmissíveis , epidemias de febre amarela , varíola ,tuberculose, etc. Com isso a economia que na época era basicamente de exportação estava sendo ameaçada, como resposta do estado começaram a se pensar na emergência da política nacional de saúde , com serviços de saúde publica para o combate a epidemias ,O Dr. Oswaldo Cruz no combate a febre amarela e criação da vacina contra varíola e implementação de ações sanitárias (revolta da vacina). Nesse período as manifestações dos movimentos operários conquistaram o direito à legislação trabalhista onde regulamentava a jornada de trabalho e a previdência, que seria a caixa de aposentadoria e pensão.

Era Vargas (1930-1964). Marcado pela industrialização, urbanização e mudanças nas condições de vida e saúde. Criação do ministério da educação, ministério do trabalho com a medicina previdenciária e saúde ocupacional, e em 1953 Ministério da saúde (SES e SMS) que tinha como ações campanhas sanitárias nos programas especiais e a manutenção de centros de saúde (Maternidade, Hospitais específicos de psiquiatria, postos de saúde) para os pobres.

Regime Autoritário (1964-1984), Período marcado pela Ditadura e Golpe Militar de 1964 e pelo desenvolvimento de um padrão de organização pratica medica orientada em termos lucrativos, propiciando a capitalização da medicina e do produtor privado de serviços de saúde. Causando então uma crise no setor da saúde, 1980 VII conferência Nacional de saúde , reorientação do sistema de saúde Mediante a Integração dos Ministérios da saúde e previdência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com