TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismo E Presidencialismo

Exames: Parlamentarismo E Presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

Presidencialismo e Parlamentarismo

Presidencialismo: é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe do Estado e de Governo, e é o presidente que é o responsável pela escolha dos ministros. No presidencialismo o presidente exerce o poder executivo.

O Brasil é uma Republica Presidencialista desde 1889, quando ocorreu a Proclamação da República, o parlamentarismo só existiu no Brasil entre 7 de setembro de 1961 e 24 de janeiro de 1963, durante o governo de presidente João Goulart.

Parlamentarismo: é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece a sustentação politica para o poder executivo, direto ou indireto. O poder executivo necessita do parlamento para ser formado e também para governar. No Parlamentarismo, o poder executivo, é geralmente exercido por um primeiro-ministro (Chanceler).

Diferença entre Presidencialismo e Parlamentarismo

No presidencialismo, há três poderes, o Executivo, Legislativo e Judiciário, tem que haver equilíbrio entre eles, nenhum pode impor-se ao outro ou tentar superar os demais, tem que haver equilíbrio entre os três poderes, pois cada um depende do outro. No presidencialismo o presidente da República é o chefe de governo e chefe de estado, e já no parlamentarismo todo poder concentra-se no parlamento, de certa forma é o único poder, no parlamento o chefe de estado apenas simboliza a nação, mas não tem poderes administrativos, o chefe do governo é quem governa e administra. Ele é sempre escolhido pelo parlamento, que pode destitui-lo.

No presidencialismo o presidente e os parlamentares são escolhidos por um período de tempo determinado geralmente quatro ou cinco anos. Uma vez eleitos eles tem seu mandato garantido, a não ser por situações excepcionais.

Na minha opinião a forma de governo presidencialista é mais interessante, pois o próprio presidente é o chefe de governo e de estado, havendo sempre o equilíbrio entre os três poderes, um dependendo do outro. Nesse tipo de governo, chova ou faça sol, o mandato é aquele determinado, o país estando em crise ou não, a não ser por renuncia ou impeachment. E já no parlamentarismo, é como se o parlamento manda-se em tudo tendo o poder de eleger quem quiser sem respeitar nem mesmo sua própria legislação, alguns países nem se quer tem uma legislação formada podendo ser alterada conforme suas necessidades. Acredito eu que o parlamentarismo não deu certo no Brasil principalmente pelo motivo de o presidente na época (Joao Goulart) querer indicar

ministros de seu próprio partido politico para benefícios próprios, vendo tudo isso, realmente o presidencialismo é a melhor forma de governo para o país.

Bibliografia: www.suapesquisa.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com