TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parlamentarismpo

Resenha: Parlamentarismpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de discutirmos qual o melhor tipo de governo, parlamentarismo ou presidencialismo, faz-se necessário ter um breve entendimento das características de cada um.

Segundo nosso livro texto e pesquisas realizadas em sites, presidencialismo é um sistema de governo centralizado onde os poderes estão divididos em: Executivo, legislativo e judiciário, exercido respectivamente pelo presidente da República, pelo Parlamento (Congresso Nacional) e pelo Supremo Tribunal Federal ou Corte Suprema. No presidencialismo o Parlamento tem a função de mediar os outros dois poderes, mas o presidente pode vetar o que foi aprovado no congresso.

Já no parlamentarismo, o chefe de estado (rei ou presidente) e o chefe de governo (1º ministro) são pessoas diferentes, sendo este ultimo escolhido pelo chefe de estado e eleito pelo parlamento que por sua vez foi eleito pelo povo.

O primeiro ministro tem a função efetiva de governar, mas se o parlamento achar que seu governo não está bom, este pode ser derrubado e uma nova eleição pode acontecer antes de seu mandato terminar.

Analisando as situações acima chego à conclusão de que o governo Parlamentarista poderia voltar a vigorar no Brasil; por ser um governo descentralizado e que não depende de outros poderes para que ações sejam tomadas. Outro ponto positivo é o de que não teríamos que esperar um mandato terminar para que alguém saísse de seu cargo, evitando que mais escândalos e crises econômicas desencadeadas pelo mau governo, continuassem acontecendo em nosso país. Neste governo o povo escolhe seus representantes dentro do parlamento e este fica responsável por escolher as melhores alternativas para governar o povo que os escolheu como representantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com