TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qwdxqwc

Ensaios: Qwdxqwc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  140 Visualizações

luta pelodireito à saúde, dirigido por Renato Tapajós. É um documentário que retrata a história das políticas de saúde no Brasil e os vários movimentos ocorridos naquela época quemarcaram grandemente a históriada saúde pública no Brasil.

O filme inicia-se com a chegada do século XX e com ele o aparecimento de diversos surtos como a febre amarela, cólera, varíola e a criação dasSantas casas demisericórdia. Como as epidemias estavam mexendo com o comércio nacional, dificultando assim, a entrada e saída de produtos nos portos do Brasil, o governo decidiu minimizar os efeitos dadoença criando em 1904 avacinação obrigatória, acompanhada pela Política de Quarentena criada por Oswaldo Cruz.

Para a população o ato do governo de Institucionalizar a vacina como algo obrigatórionão foi visto com bonsolhos; Muitos saíram ás ruas para protestar e derrubar a decisão do governo. Estavam acompanhados também por militares positivistas que eram contra a decisão tomada pelo governo econtra o tratamentoque eram dados aos protestantes. O protesto ficou conhecido como A Revolta da vacina. Alguns anos após foi criado a Lei Eloy Chaves, que tinha como base a assistência médica aosferroviários efamiliares dos mesmos; também tinham direito às pensões e aposentadorias.

Com o aparecimento da Gripe Espanhola em 1918, foram convocados educadores sanitaristas. Entre esses educadoresfoi convocado...

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI-FACISA

DISCIPLINA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

DOCENTE: CYNTHIA SONALLYDISCENTE:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com