TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo

Trabalho Universitário: Racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 16

- A Invisibilidade do Racismo

Em uma sociedade racista e desigual como o Brasil, afirmar não ver raça, não ligar pra raça, que raças não existem, que isso não tem importância, “que besteira você se importar com isso”, etc, significa na prática tomar partido racialmente ao se aliar com a hegemonia invisível que *precisa* desse tipo de negação para sobreviver e prosperar. Não existe neutralidade possível: negar raça já é uma afirmação política que te coloca em um dos lados bem definidos de uma briga antiga. Negar raça já é intrinsecamente racista.

* * *

Os melhores dos melhores (não deixem de ler esses):

- Alguns Números do Racismo

Resumo das conclusões principais do Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, da UFRJ.

- “O Brasil Não É Um País Racista! Nosso Problema É Econômico!”

Não é preciso muitos dados e gráficos. Se você chega numa cadeia ou no fórum, e todos os juízes e advogados são brancos, e todos os réus são negros; se você chega num hospital, e todos os médicos são brancos, mas todos os faxineiros são negros; se você chega numa empresa e toda a diretoria é branca, mas a moça do café e o rapaz da xerox e o ascensorista são negros; então esse é um país racista.

- Pretos, Pobres e Polícia

O racismo É um problema sócio-econômico. O que mais vocês acham que o racismo é, meu deus? Um problema literário? Um problema culinário? Reclamar que alguém “falou de racismo deixando de lado o fator sócio-econômico” é como reclamar que alguém falou de inflação deixando de lado o aspecto econômico. Inflação É um fenômeno econômico: não tem como discutir, debater, estudar, pensar a inflação e, ao mesmo tempo, deixar de lado o fator econômico. Como isso seria possível?

- Racismo & Casamentos Interraciais

Somente o fato de o Brasil ter muitos casamentos interraciais não prova que o país não é racista. Pelo contrário, a dinâmica desses casamentos comprova, mais uma vez, a sobrevalorização do branco e a estigmatização do negro em nossa cultura racista.

- Negritude e Cabelo, Estética e Escravidão

A beleza é definida em termos das características físicas do grupo dominante. Ou seja, uma pessoa é mais bela quanto mais se parece com o grupo que manda, e é mais feia quanto mais se parece com o grupo que obedece. Dentre os negros e negras universalmente considerados como sex symbols, quantos têm características negróides marcantes e quantos parecem brancos de pele escura? Em outras palavras, a Halle Berry é uma negra linda por ser uma negra linda, ou é uma negra linda por ter cara de branca tostada?

- E Existe Isso de Raça?

Enquanto discutimos essa fascinante questão, os membros-da-raça-que-não-existe-mas-é-mais-escurinha continuarão sendo consistentemente preteridos em promoções, ganhando salários menores e não conseguindo alugar bons apartamentos. As raças podem até não existir geneticamente mas, durante uma blitz às onze da noite, os policiais já tensos e de armas engatilhadas, as raças são uma realidade bem palpável. Hoje, para todos os fins e efeitos, na vida real e nos estudos universitários, raças existem sim: não como um conceito biológico ou genético, mas sim histórico, sociopolítico, cultural.

- O Problema do Brasil É a Falta de Conflito Racial

Sangue correndo na rua é o que já não falta. A questão é: de quem?

- O Racismo Não É um Problema Individual

O baralho que herdamos dos nossos antepassados já está viciado para beneficiar sempre um tipo específico de jogador. Não basta somente que nós, os jogadores beneficiados, simplesmente não trapaceemos. É necessário trocar de baralho.

* * *

Racismo e Cotas

- O Peso da História: A Escravidão e as Cotas

A História ainda é uma bola de ferro que os descendentes dos escravos arrastam pelos tornozelos. Os efeitos nocivos da escravidão continuam afetando os bisnetos de suas vítimas diretas. Dado que os efeitos nocivos da escravidão ainda se fazem sentir na pele dos descendentes das vítimas, não é tarde demais para serem indenizados pelo Estado.

- Livre Concorrência e Ação Afirmativa

Uma das críticas mais comuns à Ação Afirmativa é quanto a injustiça inerente a dar vantagens desproporcionais a um grupo em detrimento dos outros. Mas será que as pessoas acham mesmo que o sistema é justo e meritocrático… e que as malvadas cotas estão chegando para destruir essa perfeita igualdade?! Oras, o sistema não é meritocrático e não é justo. O objetivo das cotas é proporcionar uma vantagem adicional aos grupos que são consistentemente excluídos.

- Sem a Discussão sobre as Cotas, Como Saberíamos Quem São os Racistas?

O discurso anti-cotas não é por definição e necessariamente racista, mas acaba se tornando terreno fértil para que alguns dos mais comuns e silenciados preconceitos raciais brasileiros vejam finalmente a luz do dia e sejam (pasmem!) articulados em público sem vergonha alguma.

* * *

Série Você É um Privilegiado? (Convite para Reflexão Individual)

O objetivo da série Raça não é promover no leitor uma reflexão individual sobre seu racismo enquanto pessoa, mas sim compreender melhor como funciona o racismo institucional e constitutivo da sociedade brasileira. Se essa reflexão for feita, cada um também vai naturalmente refletir sobre seu papel individual nesse estado de coisas – sem que seja preciso instituir uma caça às bruxas nem pelos “racistas” de verdade e muito menos pelos racistas dentro de nós.

I – A Invisibilidade do Privilégio

Nossa elite não se vê como elite e nossos privilegiados não se vêem como privilegiados. … Quando você cresce rodeado por algo – nesse caso, privilégio – aquilo vira a regra contra a qual o mundo é comparado. Nossa vida é sempre a normal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com