TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluçaõ Iundustrial

Ensaios: Revoluçaõ Iundustrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

2.0 DESENVOLVIMENTO

2.1Microeconomia e macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia analisando a determinação e o comportamento

dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. Possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

A microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço, se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção.

2.1.1Inflação, taxa de juros e taxa de câmbio

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de peços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Podemos citar as seguintes causas da inflação: Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país; Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.Podemos verificar a influencia dessa através da mídia. Por exemplo: ‘’A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve

leve recuo em Porto Alegre na última semana de setembro. O índice divulgado nesta quarta-feira, dia 2, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou em 0,30%, contra 0,33% registrado na terceira semana do mês. O percentual da capital gaúcha foi o mesmo registrado na média das sete capitais pesquisadas’’.

A taxa de juro indica qual a percentagem a que se investe um capital em uma unidade de tempo, ou seja, a taxa de juro é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por empresta-lo. A mesma pode ser fixa (mantém-se estável enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (é atualizada, geralmente todos os meses, de modo a adaptar-se à inflação, à variação da taxa de câmbio e a outras variáveis). Podemos verificar a influencia dessa através da mídia. Por exemplo: ‘’Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao ano’’.

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Em outros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotiza duas taxas de câmbio: uma para a compra

e outro para a venda. Podemos verificar a influencia dessa através da mídia. Por exemplo: ‘’Após três dias de queda, o dólar fechou em alta sobre o real nesta sexta-feira (21), com o cenário de maior aversão ao risco no exterior, já que as negociações sobre o abismo fiscal nos Estados Unidos não avançaram mais e estão preocupando investidores. A moeda norte-americana subiu 0,47%, para R$ 2,0738 na venda’’.

2.2 Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial

Os métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial são caracterizados pelo emprego da quantifiação tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de tecnicas estatísticas: percentual, média, coeficiente de correção, analise de regressão, entre outras.

2.2.1 Medidas descritivas

As medidas descritivas tem como objetivo reduzir um conjunto de dados numericos a um pequeno grupo de valores que deve fornecer toda a informação relevante a respeito desses dados, além de preverem a mensuração de variáveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influencia sobre outras variáveis, mediante a analise de frequências e de correlações estatisticas.

2.2.1.1 Medidas de tendência central

A medida de tendencia central é um valor único que tenta descrever as caracteristicas de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. Nessas medidas existem varias subdivisões, mas as mais comuns são: mediana (valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio), média (soma de todos os

valores de um grupo de dados dividida pelo numero de dados) e moda (valor mais frequente dentro dos dados).

2.2.1.2 Medidas de dispersão

As medidas de dispersão são utilizadas para avaliar o grau de variabilidade, ou dispersão dos valores em torno da média, servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distnciam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

2.2.1.3 Tecnicas de amostragem probabilística

As técnicas probabilísticas garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionados. Assim, considerando N como o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento ser selecionado será 1/N. Estas técnicas garantem o acaso na escolha. São técnicas probabilísticas:

• Amostragem Aleatória Simples: processo mais elementar e frequentemente utilizado.

• Amostragem Estratificada: Quando a população possui características que permitem a criação de subconjuntos, as amostras extraídas por amostragem simples são menos representativas.

• Amostragem Sistemática: Esta técnica de amostragem em populações que possuem os elementos ordenados, em que não há a necessidade de construir um sistema de referência.

• Amostragem por Conglomerados: Esta técnica é usada quanto á identificação dos elementos da população é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com