TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco Vulnerabilidade

Monografias: Risco Vulnerabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL)

RISCO OU VULNERABILIDADE SOCIAL

PROF. LUIS (POLÍTICAS PÚBLICAS)

SÃO PAULO

2014

SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Segundo o texto da Ministra do Estado, Tereza Campello, a expansão dos equipamentos públicos de assistência social, os CRAS e CREAS, ampliam a presença pública nos territórios mais vulneráveis, consolidando a capacidade de atendimento social para as famílias.

Sendo assim pode-se identificar alguns aspectos mais importantes da política de saúde pública, que são os riscos e vulnerabilidade social.

No CRAS, se tem como aspecto primário a proteção da família, visando educação e a formação do cidadão, agindo preventivamente em áreas localizadas com maior índice de vulnerabilidade e risco social. Embora hoje se tenha outras visões de padrão familiar, suas regras básicas ainda devem ser estabelecidas.

No CREAS, os aspectos a violação de direitos já foram estabelecidos, por isso será necessário a reconstrução dos vínculos familiares e defesa dos direitos; havendo assim uma intervenção especializada da proteção social especial, para que essas famílias consigam o enfrentamento dessas situações.

“A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território”. (lei 12.435, de 2011)

Em se tratando de risco e vulnerabilidade social, de acordo com Rosane Janczura, a revolução industrial teve grande influencia nesses dois pontos. Com o aumento do capital, as grandes indústrias foram se instalando nos grandes centros, empurrando para periferias os cidadãos que ali estavam acostumados, tirando do convívio social, pais de família que precisavam passar longos períodos fora de casa para sustento de seus conviventes. E como se não bastasse, a procura tornou-se maior que a oferta; vários grupos que já haviam se distanciados dos grandes centros, agora

enfrentavam o desemprego, que por conseqüência precisavam encontrar outro meio para sobrevivência, aumentando o risco e os colocando em vulnerabilidade social.

A vulnerabilidade se refere a maneira como cada família reage quando é exposta a riscos, podendo conter variáveis.

Uma família que mora no sertão por exemplo, é exposta a riscos provindo de uma miséria diferente de uma que vive numa grande metrópole, onde o tráfico de drogas impera e colocada cada dia mais novas crianças a seus serviços, comprometendo toda estrutura familiar. Porém uma mesma família que também vive em condições parecidas, mas com pais presentes e participativos, estarão mais protegidos, mesmo estando expostos a situação de risco.

Mas como prevenir sem saber o que é risco ou vulnerabilidade?

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com