TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação

Seminário: Segmentação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Segmentação de mercado é a divisão de um mercado em grupos de potenciais consumidores que possuam semelhanças em suas necessidades e desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra. Os mercados se diferem de várias formas, quanto aos desejos, recursos, localidades, atitudes de compra e práticas de compra. Enfim, eles podem ser segmentados em múltiplas maneiras.

Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado em que poderá atender com eficácia.

Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica. Às vezes, equivocadamente, os profissionais de marketing perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.

Para competir com mais eficácia, muitas empresas estão optando pelo marketing de mercado-alvo. Ao invés de dispersar seus esforços de marketing, elas concentram sua atenção nos compradores que têm maior chance de serem bem atendidos.

Do livro ‘’Administração de Marketing’’ Kotler, Philip 12ª Edição.

TIPOS DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

• Segmentação geográfica:

É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.

• Segmentação demográfica:

É a divisão do mercado baseando-se em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e

nacionalidade.

Este tipo de segmentação é a mais comum, em razão das preferências e taxas de uso de um produto estar associadas às variáveis demográficas. Outro motivo é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.

• Segmentação psicográfica:

Aqui os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e na classe social.

- A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas.

- Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida.

- A personalidade das marcas corresponde à personalidade das pessoas.

• Segmentação comportamental:

Nesta os consumidores são divididos em grupos, tomando-se por base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta a um produto.

Fonte: (Site Portal Educação)

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E SELEÇÃO DE PÚBLICO ALVO

O All Conect, como o seu próprio nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com