TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senado

Tese: Senado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

1) Conceitue:

a) Globalização: Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

b) Países ricos: Um país desenvolvido, segundo os padrões das sociedades consumistas contemporâneas, é um país que tem um PIB per capita superior e que possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) elevado. Estes países situam-se principalmente na Europa, América Anglo-Saxônica e na Oceania.

c) Países pobres: Os países subdesenvolvidos são aqueles que ainda vivem uma fase de estruturação econômica, política e social e dependem altamente dos investimentos internacionais, geralmente têm de lidar com muitos problemas socio-econômicos, tais como: baixa qualidade de vida; altas taxas de analfabetismo, natalidade e mortalidade infantil; baixo nível de instrução social e baixa expectativa de vida, além de saneamento básico precário. Não possuem um protecionismo interno de mercado, ou seja, não fortalecem a economia nacional, preocupando-se com as exportações e permitindo que empresas estrangeiras (multinacionais) se instalem no país, desfrutando da mão-de-obra e matérias-primas baratas e abundantes sem pagar impostos suficientes.

2) Defina:

a) Capital especulativo: Capital especulativo é um montante de recursos alocado sem a intenção de gerar lucro via trabalho ou produção, não trazendo benefícios para a economia ou setor no qual se acha investido.

b) Nova Ordem Mundial: A Nova Ordem Mundial – ou Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria.

c) Empresas Transnacionais: As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.

3) Explique:

a) Globalização e Desigualdade: A globalização tem sido vista como um fenômeno inevitável e paradoxal. Os avanços nos campos da comunicação e dos transportes, por exemplo, estão integrando o mundo de tal forma que a própria existência de fronteiras nacionais está sobre ameaça. Nesse e em outros casos, há razoável consenso sobre progressos conseguidos. Porém, quando se analisam questões de impacto social, como distribuição de riqueza e desigualdades, há forte dissenso. De fato, é relevante questionar se a evolução do processo de globalização vem contribuindo ou não para a redução das desigualdades entre países ricos e pobres.

b) A Produção de Mercadorias no Mercado Global: Nos últimos anos a produção mundial de alimentos e fibras foi suficiente para atender a demanda mundial de uma população crescente. Em 1970 o mundo tinha 3,693 bilhões de pessoas e produzia 1,225 bilhões de t de grãos em 695 milhões de hectares, com uma produtividade de 1.493 kg/ha., produção per capita de 0,306 t em uma área colhida per capita de 0,205 hectares. Em 2.005 a população mundial já era de 6,453 bilhões, a produção mundial de grãos alcançava 2.219,4 bilhões de t em uma área colhida de 681,7 milhões de hectares, a produção per capita foi de 0,344 t e a área colhida per capita de 0,106 hectares. Neste período, o mundo conseguiu aumentar a oferta per capita de grãos sem grandes aumentos na área cultivada e colhida. O atendimento das necessidades dos países ricos por alimentos e fibras vegetais mais funcionais e mais elaborados e da grande população de baixa renda nos demais países deve feito de modo sustentável e harmônico, isto é, sem comprometer a habilidade das gerações futuras de também atender suas necessidades. Neste contexto o Brasil pode desempenhar um papel relevante e cumprir o eterno slogan nacional de ser “o celeiro do mundo”. O país tem apresentado um grande desempenho nas exportações de produtos do agronegócio e conquistado novos mercados em diferentes partes do mundo. O crescimento da produção agropecuária é impressionante, pois em pouco mais de dez conseguiu aumentar em mais de cem por cento a produção de grãos, saindo de 57 milhões de t em 1990 para 115 milhões de t em 2.005 e se tornar um grande exportador agropecuário, participando com mais de 4% do comércio mundial do agronegócio. Possui liderança mundial consolidada e é um dos principais exportadores de soja, açúcar, carnes de frango, suína e bovina, café, suco de laranja e fumo. Nós últimos 15 anos o crescimento das exportações agrícolas tem sido acima de 6% e existem reais possibilidades de continuar crescendo a taxas iguais ou até mesmo superiores a esta.

c) A Relação entre Globalização, Riqueza e Pobreza: Segundo a ONU, as desigualdades globais de renda aumentaram no século 20 numa proporção anteriormente desconhecida. A diferença de rendimento entre o país mais rico e o mais pobre era de três para um. Passou a ser de 35 para 1 em 1950, de 44 para 1 em 1973 e de 72 para 1 em 1992. A ideia de que basta haver crescimento econômico para que haja desenvolvimento humano é falsa. Crescimento e distribuição não podem andar separados. Miséria não é necessariamente escassez de riqueza, nem sempre a fome resulta da insuficiência de comida ou da falta de meios para produzir alimentos. O que chama atenção nos dias de hoje é que nunca se produziu tanto e nunca se dispôs de tantos meios para se produzir todo tipo de bens. Apesar disso, a disparidade entre pobres e ricos não para de aumentar e uma parcela significativa da humanidade não tem acesso ao essencial para sobreviver.

d) A diferença entre as “duas” Ásias:

4) Comente:

a) Superpotência (EUA): Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta. As raízes do crescimento econômico norte-americano foram fundamentais para o seu desenvolvimento. Foram menos de quatro séculos para que os EUA passassem da condição de colônia para superpotência, um dos motivos para essa transformação rápida foi a ascensão econômica no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com