TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade

Projeto de pesquisa: Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A introdução é um texto no qual o autor apresenta ao leitor o seu trabalho. Nesse texto, obrigatoriamente devem contem as categorias essenciais para o desenvolvimento do projeto de ensino. Essas categorias são: tema e linha de pesquisa, justificativa, problematização, objetivos, conteúdos (a serem desenvolvidos pelo professor (caso opte pela linha da docência) ou pelo gestor (caso opte pela linha da gestão escolar), síntese do processo de desenvolvimento, como pretende desenvolver as atividades), recursos necessários, avaliação, síntese do referencial teórico e considerações finais.

Esse texto deve ter no máximo duas páginas. Deve ser de autoria do próprio aluno e dispensa o uso de citações bibliográficas.

O primeiro item a ser desenvolvido na introdução é o tema e linha de pesquisa. Você deve escolher uma temática dentro de uma das linhas: Docência na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental ou Gestão Escolar. Descreva sinteticamente seu tema.

Em um segundo momento, o aluno deve desenvolver a justificativa do projeto de ensino. Justificar a importância do projeto.

No terceiro item os alunos devem desenvolver a problematização do projeto de ensino. Buscar o porquê das questões vinculadas ao projeto a ser desenvolvido. Problematizar quer dizer: questionar, buscar esclarecer determinadas questões, como fazer.

No quarto item o aluno deve trabalhar os objetivos do projeto de ensino. Esses objetivos relacionam-se com a visão global do tema e com os procedimentos teórico-práticos do projeto. Os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis de se atingir ao se desenvolver as atividades do projeto de ensino.

O quinto passo diz respeito aos conteúdos do projeto. Nesse item os alunos devem elencar os conteúdos a serem desenvolvidos no projeto, levando em consideração a escolha da linha, entre docência na educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental ou gestão escolar.

Já o sexto passo está relacionado ao processo de desenvolvimento do projeto. Aqui o aluno deverá realizar uma descrição sintética do passo a passo para o desenvolvimento do projeto.

No sétimo passo deve colocar de forma sintética os recursos necessários para a realização do projeto.

No oitavo a questão da avaliação, ou seja, como irá avalizar as atividades propostas.

Em nono lugar, temos a descrição sintética do seu referencial teórico, demonstrando os principais autores que trabalhou e seus conceitos. Não esqueça que estamos apresentando o trabalho, e esse elemento dever ser breve. Deixe para escrever detalhadamente no item revisão bibliográfica.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Neste item o aluno deve apresentar as principais teorias que se relacionam com seu projeto de ensino. Cabe à revisão bibliográfica, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc.

Como sugestão para realizá-la, o aluno necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha citações diretas e indiretas de autores que abordem a temática escolhida para o Projeto de Ensino. O texto da revisão bibliográfica deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas.

Os materiais de leitura sugeridos são livros, artigos de periódicos e revistas especializadas, material disponível na internet, em sites de busca científica como o Google Acadêmico <http://scholar.google.com.br> e o Scielo <http://www.scielo.br>, além do que se encontra também disponível no acervo da Biblioteca Digital da Unopar Virtual <http://www2.unopar.br/bibdigi/biblioteca_digital.html>.

Uma vez que o projeto de ensino é de autoria do aluno, devidamente fundamentado nas ideias dos autores pesquisados, fica terminantemente proibido realizar simples cópia de material bibliográfico disponível na internet (ou de qualquer outro texto e fonte). A internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com