TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho E Sociedade

Dissertações: Tabalho E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

1. 2 Trabalho e sociedadeUnidade Há sempre muitas perguntas a fazer sobre o trabalho. Por exemplo: por que ele existe? Quem o inventou? Seu significado é semelhante nas diferentes sociedades?

2. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Em nossa sociedade, a produção de um objeto envolve uma complexa rede de trabalhadores e de trabalho. Outros tipos de sociedade apresentam características bem diversas, como veremos a seguir.©Arvind Garg/Corbis/LatinStock Murauskas/Folhapress Luiz Carlos Campo de cultivo de trigo na Índia (1995) e panificadora no Brasil (2001). Cada produto resulta do trabalho de uma infinidade de pessoas com diferentes especialidades.

3. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades A produção nas sociedades tribais 4 As sociedades tribais diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mas em geral não são estruturadas pela atividade que em nossa sociedade denominamos trabalho. Nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter integram-se a todas as esferas da vida social.

4. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 O antropólogo estadunidense Marshall Sahlins as denomina “sociedades da abundância” ou “sociedades do lazer”, pois seus membros têm todas as necessidades materiais e sociais satisfeitas dedicando um mínimo de horas ao que chamamos trabalho. A explicação para o fato de os membros das sociedades tribais trabalharem menos do que nós está no modo como se relacionam uns com os outros e com a natureza.

5. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Anísio Magalhães/Samba Photo Xingu, Mato Grosso, 1995. Jovem yawalapity prepara folhas de buriti para artesanato. Nas sociedades tribais, todos compartilham os conhecimentos necessários para a obtenção de matérias-primas e a elaboração de objetos. Apenas a idade e o sexo definem a divisão das tarefas.

6. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades Escravidão e servidão 4 Nas sociedades grega e Mausoléu de Santa Constanza, Roma, Itália romana, a mão de obra escrava garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população. Os gregos utilizavam diferentes termos para Representação do trabalho escravo em detalhe de mural romano do século IV. expressar suas concepções de trabalho: labor significava esforço físico; poiesis, atividade manual; práxis, a atividade do discurso.

7. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Nas sociedades medievais, a terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Prevalecia um sistema de deveres do servo para com o senhor e deste para com aquele. Nessas sociedades, havia outras formas de trabalho, como as atividades artesanais, desenvolvidas nas cidades e nos feudos, e as atividades comerciais.

8. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades 4 Da Antiguidade até o fim da Idade Média, o trabalho não orientava as relações sociais. Estas se definiam pela hereditariedade, pela religião, pela honra, pela lealdade e pela posição em relação às questões públicas: elementos que permitiam a alguns viver do trabalho dos outros.

9. Capítulo O trabalho nas diferentessociedades As bases do trabalho na sociedade moderna 4 Com a emergência doColeção particular/AKG/Latin Stock mercantilismo e do capitalismo e o fim do serviço compulsório,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com