TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WALLCOLOR INKS

Tese: WALLCOLOR INKS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

FUNDAÇÃO DE EMPRESA

Trabalho para a disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação, apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade Anhanguera de São Bernardo.

Profº Marco Antônio de Campos

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

TINTAS WALLCOLOR

A empresa Tintas Wallcolor é uma empresa genuinamente brasileira, que foi fundada em 2 de Outubro de 1980 e vem investindo em pesquisas, tecnologia e na qualidade de seu atendimento para oferecer soluções criativas e produtos diferenciados aos seus clientes.

Fundada pelos empresários: Luiz Eduardo, Marcelo Mota, Sergio Oliveira Anderson Monteiro e Ewerton Verissimo. A Wallcolor iniciou suas atividades no município de São Bernardo do Campo (SP), fabricando tintas e, atualmente, tem uma diversificada linha de produtos que vai desde as tintas PVA, acrílica, texturas, esmaltes até massa-corrida e solventes. Dona de uma linha composta por 27 diferentes produtos, a empresa concentra suas atividades no negócio de tintas imobiliárias, produzindo cerca de 60 mil toneladas ao ano para abastecer o mercado brasileiro.

Hoje, com unidades industriais nos municípios de Diadema (SP) e em Santo André (SP), a Wallcolor está entre as 12 maiores fabricantes de tintas do Brasil e, atualmente, comercializa sua linha de produtos para mais de 600 cidades de quatro Estados do país, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Esses resultados, conquistados por meio de uma filosofia de trabalho que busca a inovação e agrega requisitos como excelente relacionamento com os parceiros, e que fazem da marca Wallcolor sinônimo de qualidade e de credibilidade.

Missão da manufatura Wallcolor: Produzir Tintas em um ambiente seguro e sustentável, com foco no cliente, custo competitivo e comportamento alinhado ás prioridades culturais.

Prioridades Culturais Wallcolor: Confiança, responsabilidade, rapidez e inovação.

Valores Wallcolor: Nossos clientes são nosso maior compromisso; A excelência individual é essencial; Importância dos relacionamentos internos e externos.

Melhoria continua Wallcolor: Em busca de melhores desempenhos na manufatura, verifica-se por parte dos administradores nas organizações atuais, um constante interesse em desenvolver e aplicar métodos, técnicas e ferramentas que possam proporcionar melhores condições de atingir seus objetivos cada vez mais desafiadores em todos os processos produtivo e administrativo em que se refere a manufatura dada pela empresa.

Preservação do meio ambiente Wallcolor: Quando alguém chega à fábrica de tintas Wallcolor, antes mesmo de se dirigir à portaria, já fica sabendo que naquele parque industrial se preserva a natureza. Logo na entrada, há lixeiras especiais para a coleta seletiva de plástico e papel. Para entrar na fábrica, o visitante assina o crachá que irá conduzir, assumindo um compromisso com a segurança do trabalho e com o meio ambiente.

As condutas para preservar o meio ambiente na Tinta Wallcolor, vão desde ações simples, como a coleta seletiva e a conservação de energia, até o tratamento adequado dos resíduos industriais, conforme estabelece a resolução 20 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A prova de que os resíduos industriais da fábrica de tintas vão para o ambiente devidamente tratados é a criação de peixes do técnico em química Marcelo Ferreira Mota, que monitora o funcionamento da estação de tratamento de água da Coral. Depois de passar pela estação, que custou à administração um investimento da ordem de R$ 1 milhão, a água tratada é despejada num tanque com peixes da espécie Carpa, antes de ser jogada num braço de rio. Os peixes foram postos no tanque ainda filhotes, já estão adultos e, até agora, nenhum morreu. Na verdade, a criação do Engenheiro químico Luiz Ruiz, serve para provar àqueles que ainda duvidam a eficiência do tratamento de resíduos industriais da Wallcolor, que por fim determinada uma empresa certificada.

Prevenção de acidentes do trabalho Wallcolor: Este é um dos pontos mais importantes na implantação de qualquer Programa de Prevenção de Acidentes, pois o caminho mais fácil é aquele que nos conduz ao fato de que o RESPONSÁVEL pela Segurança dos trabalhadores em geral é o Órgão de Segurança.

A MISSÃO DA SEGURANÇA É: ESTABELECER, COMPREENDER, ACONSELHAR, IMPOR PRÁTICAS SEGURAS PARA PREVINIR QUALQUER ACIDENTE DE TRABLHO QUE POSSA CAUSAR FERIMENTOS PESSOAIS, DANOS AO MEIO AMBIENTE, PREJÚIZOS À EMPRESA.

Na Indústria a missão não poderia ser diferente, já que ela está inserida no contexto das atividades de Risco Elevado, tanto na área de produção quanto na área de administração. Nela, como em qualquer outra atividade, faz-se necessária a PARTICIPAÇÃO de todos, e a todos os níveis, principalmente daqueles que têm a seu cargo a Supervisão de determinadas atividades ou tarefas.

MANUSEIO DE TINTAS E SOLVENTES: descrever procedimentos seguros para o manuseio de tintas, Solventes, e outros líquidos inflamáveis e ou nocivos a saúde, segurança e meio ambiente.

Nem sempre se tem a consciência de que as tintas e os solventes – por sua constituição básica – são elementos altamente inflamáveis. Nesse caso, inflamabilidade é sinônimo de incêndios e, dependendo do ambiente em que estejam sendo manuseados, também de explosões. E todos nos devemos ter uma noção perfeita que tais ocorrências podem trazer para a planta e, principalmente, para o pessoal envolvido na operação.

Por outro lado, os constituintes básicos das tintas e solventes são TÓXICOS, ou CORROSIVOS. Consequentemente, outro risco se evidencia: danos, em alguns casos irreversíveis à saúde ou à integridade física do trabalhador.

Apesar disso, não é comum que se presencie a tomada de cuidados específicos quando do manuseio de tintas e solventes. Sequer se leva em consideração a produção da eletricidade ESTÁTICA presentes nas operações de manuseio, principalmente quando o produto é armazenado em grandes recipientes, caso específico das tintas e solventes utilizados na pintura industrial.

Acreditamos ser possível desenvolver uma nova mentalidade que leve à conscientização dos riscos de acidentes, durante o manuseio, e à prevenção dos mesmos.

Equipamento de proteção coletiva Wallcolor: A princípio, podem ser definidos como aqueles que têm por objetivo proteger toda a planta e, principalmente, todo o pessoal envolvido na operação. Não importa qual seja o executor, nem qual seja sua especialização. A proteção Coletiva é, na realidade, a grande preocupação da Segurança e da Engenharia nos tempos atuais.

Partindo-se desse princípio elementar, enfatizamos a importância de dar-se uma atenção adequada: à ventilação do ambiente; à iluminação; ao aterramento de todos os equipamentos e utensílios; à utilização dos agitadores pneumáticos,; e aos berços para tambores e recipientes semelhantes. A própria INSPEÇÃO – por extensão de conceito – constitui-se em um importante instrumento para a Proteção Coletiva.

Escopo Wallcolor: Fabricação de tintas e vernizes automotivos e industriais.

Visão Wallcolor: Satisfação dos clientes, atendimento a uma legislação aplicada ao processo, melhoria continua, preservação do meio ambiente, prevenção de acidentes.

Setores: Administrativo (financeiro), comercial (vendas), compras, laboratório e qualidade (LCQ), produção, almoxarifado, recebimento, logística, marketing, recursos humanos.

Histórico: A empresa surgiu em Outubro de 1980 com o objetivo em produção de tintas voltada ao comércio industrial e automotivo, buscando atender o maior número de clientes em todo o país, fornecendo qualidade a preço competitivo e atender a legislação ambiental.

Matérias Primas: Pigmento, resina, solvente, água e laca.

Principais Produtos Acabados: Tinta Látex (Walllátex), Acrilica (WallAcrilica), Maxtinta,

Principais Fornecedores: ICQL, Solven, entre outros.

Principais Clientes: A Casa da Pintura, C&C, Telhanorte, Bella Tintas, Gafisa.

Missão Wallcolor: Superar as metas prezando a qualidade, satisfação e fidelização dos clientes, atender as normas ISO e legislações, atingir o maior número de clientes, cuidados com o a preservação do meio ambiente e programas eco eficientes.

Metas Wallcolor: Suprir e satisfazer as necessidades dos clientes, proporcionar o melhor custo beneficio ao nosso maior objetivo que é o cliente, em um ambiente saudável e sustentável.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Marcelo Ferreira Mota: No que falamos sobre a empresa do ramo químico, o maior interesse da empresa é o cliente, mas tendo foco na qualidade do serviço e na qualidade do produto que será enviado para o cliente, com sua máxima segurança na execução dos empregados e no meio ambiente. Os empregados são altamente treinados e capacitados para a realização dos serviços, se comprometendo com a saúde, segurança e meio ambiente. Empresa certificada e qualificada em processos químicos tóxicos e atóxicos, atendendo rigorosamente as normas NBR ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004.

Luiz Eduardo Ruiz: O mercado de hoje busca preço e qualidade, porém, muitas vezes sem se preocupar com o meio ambiente. Toda empresa vive de venda e faturamento, afinal, sem isso não sobrevive, mas para isso, é preciso que sejam feitos alguns procedimentos onde ocorra a mais severa avaliação dos padrões de qualidade e segurança. Além disso, não devemos nos esquecer da importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Toda empresa tem por obrigação prestar o devido suporte e treinamento aos seus funcionários, minimizando todo e qualquer risco de acidentes, pois isso custa mais do que a reputação de uma de uma empresa, a vida de um ser humano.

Enfim podemos entender que toda empresa deve buscar a melhoria contínua, sem deixar para trás os princípios, sem passar por cima de leis e principalmente pensando que um todo faz parte do conjunto e não ela sozinha.

BIBLIOGRAFIA

http://www.aprex.com.br/blog/2009/05/12/como-fazer-a-apresentacao-da-sua-empresa/comment-page-1/

http://www.argalit.com.br/empresa

http://www.amigosdoisma.xpg.com.br/40.html

http://www.dicionarioinformal.com.br/efic%C3%A1cia/

http://www.dicionarioinformal.com.br/efici%C3%AAncia/

http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info71/71.html

1. Eficácia

Alcançar os resultados planejados. Alcançar os objetivos, alcançar a meta.

Obs.: Não confundir com eficiência, que é o alcance da eficácia com o menor recurso possível. Só tem sentido falar de eficiência se a eficácia foi alcançada.

Ex: Maria precisava comprar 2 tipos de tintas, látex e verniz. João comprou 2 tipos e gastou R$ 50,00; Mas Maria também comprou os 2 tipos e gastou R$ 40,00. Ambos foram eficazes; mas Maria foi mais eficiente que João (utilizou menos recursos para alcançar a eficácia)

2. Eficiência

Eficiência: é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas.

Ex: Em um envase de uma lata de tinta, devemos desperdiçar o mínimo possível de matéria-prima, produzir somente o necessário para não haver sobras, determinar o período de tempo de trabalho para o envase, gastar só o necessário e analisar a necessidade de mão de obra enxuta para a realização do processo.

3. Melhoria Contínua

É a forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia e eficiência dos trabalhos.

Ex: Implantar novos produtos para otimização dos lucros e consequentemente atingir novos nichos de mercado, e assim obter uma renda maior e conseguir melhorar os processos da empresa.

Para facilitar a compreensão desses três itens: Descrevemos um fato ocorrido na empresa Wallcolors.

Tendo uma maquina preparada para seu processo de envase, seu operador programa a quantidade de tinta com a pesagem correta do material, abre o registro que alimenta a maquina com a tinta que é transportada por tubulações, após sua conclusão começa o procedimento de envase, e ao ser envasadas mil latas a maquina não reconhece uma lata amassada e assim é parado o processo de envase, mas o operador não fechou o registro da tubulação havendo assim um derramamento. Vendo a situação o operador rapidamente pegou um balde e panos de chão e, desdobrando em esforços, empenhou-se em recolher a tinta derramada. Ele foi eficiente, fez certo o procedimento (recolher a tinta), mas não foi eficaz, não fez a coisa certa (antes de mais nada, fechar o registro). Então observando o tal processo de derramamento continuo, fechou o registro e retirou a tinta derramada do solo, após isso foi desenvolvido um maquinário que quando a maquina não reconhece algum processo não padronizado o próprio maquinário desliga o registro e a máquina em geral e não havendo mais o problema com o derramamento.

O que é qualidade e qualidade ambiental para nossa organização:

Qualidade: Em cada processo de formulação de tintas e vernizes é analisado o material para que sejam definidas fontes eficazes ao meio ambiente e meios para reduzir o impacto ambiental, reformulando as matérias-primas para que cada produto seja feito com uma qualidade padrão e atenda os mesmos requisitos que um produto altamente químico atenderia.

Qualidade ambiental: Quando em fase de implantação, foi criada em sua planta um processo de anti-derramamento para que os produtos químicos não entrassem em contato com o solo, foi desenvolvido nesse caso um impermeabilizante que com qualquer produto químico, ao entrar em contato com o solo não agredisse o meio ambiente, e em caso de em grande vazamento o mesmo não atingisse a rede de esgotos e aguas fluviais, um tanque de contenção foi instalado em um ponto especifico da empresa para receber um possível derramamento. E mesmo tendo esse dispositivo a favor do meio ambiente também existe o tratamento de agua e efluentes dentro da planta que por sua vez toda agua que na empresa é utilizada, antes de voltar a ser dispensada no esgoto seja tratada e reutilizada de uma forma que toda agua que nela entre, saia também com qualidade para ser reutilizada. Esse tratamento de efluentes também foi um processo que foi desenvolvido antes mesmo da planta ser construída para que todo o processo de limpeza da agua seja concluído de acordo com as normas ambientais. Toda agua utilizada passa por um processo de limpeza até ser despejada no solo que foi desenvolvido para que o próprio solo fizesse também o processo da limpeza, passando por vários meios naturais até voltar a ser tratada novamente. E assim depois dessas inovações a planta veio a ser definida pelos seus engenheiros e arquitetos.

Documento:Controles de Documentos

Os documentos do Sistema de Gestão Ambiental incluem:

a) Certificados Ambientais;

b) Licenças;

c) Instruções operacionais;

d) Métodos de ensaio;

e) Inventários;

f)Planos de monitoramento;

g) Planos de atendimento a emergência e incidentes;

h) Fichas de emergência;

i) FISPQs;

j) Procedimentos de Gestão Ambiental;

k) Manuais.

O procedimento para Controle de Documentos é o PGA-025.

Registros: Os registros devem ser mantidos para evidenciar o atendimento aos requisitos do sistema de gestão ambiental , incluindo os requisitos legais aplicáveis.

São controlados quanto à identificação, à manutenção, no que diz respeito ao período de retenção , e ao descarte.

O procedimento de Controle de Registros no Sistema de Gestão Ambiental é o PGA-023.

Não conformidade: Todo material produzido pela Wallcolors passa por rigorosos processos de qualidade, existe um deles que é a filtração de tintas e vernizes que cada material deve ser devidamente envasado de acordo com o padrão estabelecido para uma perfeita pintura, nesse caso é aplicado um filtro dentro da bomba de sucção que leva a tinta pelas tubulações, cada tinta e cada verniz recebe um tipo de filtro com as micas, (Espessura em que a tinta ou verniz passa para ser filtrada) respectivas a suas matérias primas. Não conformidade na Wallcolors é quando uma tinta passa pelo seu processo de moagem e não atinge a margem de limpeza adequada aquele filtro aplicado nela, passando pela mica e não retendo a sujeira que o filtro teria que reter, também é aplicada nessas não conformidades latas com defeitos de fabricações que em contato com a tinta reagem com a formula do material utilizado na lata, fazendo com que a lata se deteriore antes da data de validade do produto.

Ação imediata: A troca do filtro com a mica respectiva para que o processo de envase seja realizado de acordo com a qualidade requerida da Wallcolors. Chamada de atendimento ao fornecedor das embalagens para que seja reformulada uma nova química na lata que ao entrar em contato com a tinta não deteriore rapidamente e não contamine a tinta com o seu material.

Ação preventiva: Foi elaborado um setor que avalia todo o material antes de ser envasado para que não exista retrabalho e que não seja repassado ao cliente material em não conformidade, que o LCQ (Laboratório de Controle de Qualidade), nele toda tinta e verniz produzido na Wallcolors passa por um processo de qualidade que para ser liberado será testado e aprovado pelo setor de qualidades do processo o LCQ. As embalagens que envolvem nossos produtos Wallcolors também passam por esse processo, mas primeiramente são submetidos a testes de não compatibilidade e a qualidade visual que também podem ser reprovados em caso de não atender as normas de qualidade e segurança da empresa.

...

Baixar como  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »